ENTRAR NA PLATAFORMA
Desafios éticos e morais da Inteligência Artificial

No filme "O exterminador do futuro" mostra a Inteligência Artificial do sistema central, que permeia a vida dos humanos, chamada "Skynet", se revoltando contra a própria raça que o criou. Mesmo sendo ficção, a ética das maquinas é um assunto que preocupa especialistas da área pois, o que é para ser funcional para os humanos, tornam-se problemáticos para a sociedade. Dessa forma, eles podem ser usador para meios perversos como alienar uma classe ou o próprio domínio sobre os humanos como um todo.


É muito compreendido essas mazelas com o livro "Neuromancer". Dado que, a Inteligência Artificial atinge uma abrangência enorme sobre a vida humana, e com isso a classes dominantes utilizam desse artifício para manipular as culturas das classes baixas por meio de um sistema opressivo e, portanto, beneficiando as Megacorporações que são mais poderosas que os próprios Estados. Dessa maneira, depreende-se da forma vil da qual a tecnologia da informação pode ser usada se não tiver a devida atenção.


Contudo, não é só assim que a IA pode ser utilizada. Porque, como entendido pela obra "Matrix", a alta dependência de máquinas pela sociedade, os levaram para uma dominação passiva em massa, onde máquinas inteligentes criaram um mundo irreal gerado por algorítmo para que todos os humanos fossem levados a acreditar naquele ambiente como real, entretanto, era apenas uma manipulação que a Inteligência Artificial utilizou afim de usar os seres viventes como bateria para si próprios. Assim, mesmo longe disso acontecer, ainda não é difícil ver os indícios dessa dependência, seja ela no trabalho como tarefas automatizadas, ou nos assistentes pessoais de "smartphones" para facilitar a vida, cada vez mais a comunidade é envolvida pela máquina.


Isso posto, medidas podem ser feitas para que essa conjuntura não finde em cenários distópicos. No Brasil, o Poder Legislativo deve criar uma lei definindo, por meio de uma banca de ética, os limites das ações da IA relativo na vida humana. Assim, essa bancada será composta por filósofos com ênfase preferencialmente na área de conduta, pois, desse jeito, saberão a maneira técnica de qual é a melhor alinhamento moral para as presentes e futuras máquinas em relação aos humanos, como por exemplo, decisões pela defesa da vida. Dessarte, regozijará a população do melhor proveito da tecnologia.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde