ENTRAR NA PLATAFORMA
Desafios éticos e morais da Inteligência Artificial

          Com o advento da Revolução Industrial na Inglaterra, houve grandes impactos na sociedade inglesa da época, como fome, falta de saneamento básico, grandes jornadas de trabalho, e principalmente, a transição do trabalho artesão para o trabalho industrial. Atualmente, é possível verificar no tecido social novas tecnologias, como a Inteligência Artificial, porém ela não está inserida na sociedade como alguns estudiosos desejam, e tal envolvimento pode gerar grandes transformações na população mundial como a Primeria Revolução Industrial gerou na Europa naquele período.


       Nesse contexto, verifica-se na época atual, o desenvolvimento de algoritmos para o aprimoramento da inteligência artificial, visando sua inserção na sociedade para que esta possa realizar atividades que são feitas por humanos. Contudo, tal proposta pode influenciar no mercado de trabalho e elevar a taxa de desemprego. Segundo estudos da Universidade de Oxford, 47% dos empregos irão desaparecer em 25 anos, devido a automatização. Se já possui alto índice de desemprego em países subdesenvolvidos, a automação poderá elevar ainda mais o percentual desse índice.


              Segundo o físico Stephen Hawking, a Inteligência Artificial pode exceder a capidade humana e até mesmo destruí-la. Podemos basearmos no uso incorreto dos celulares e computadores nos dias de hoje e verificarmos se o ser humano está preparado para os riscos que pode ser desencadeado com sua utilização. O mesmo pode acontecer com a Inteligência Artificial, sendo uma tecnologia inovadora para o meio em que estamos e possuir facilitação em todos os apectos, mas ser utilizado de forma insensata. E quando nos tratamos da Inteligência Artificial, nos tratamos a algo superior à internet, aos celulares e aos computadores, pois a sua capacidade está sendo desenvolvida para ser como a do ser humano. Será que uma Inteligência Artificial é capaz de adquirir a humanização, e tomar decisões que são coerentes de acordo com a situação, ou até mesmo possuir o dicernimento de leis? 


                    Portanto, para resolver esse empasse, é preciso que os programadores e estudiosos que querem colocar em prática esse meio tecnológico, estudem acerca não só apenas do aperfeiçoamento da Inteligência Artificial, mas estudem acerca dos riscos que ela pode ocasionar, evitando-os e limitando os seus poderes, para que não exercerem depois, poder sobre os seus criadores. Como também, estudem como o mercado de trabalho não pode ser afetado, pois a prioridade deve ser o trabalho humano, para que esta tecnologia possa ser um meio para erradicar a fome e a pobreza, como disse Stephen Hawking.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde