ENTRAR NA PLATAFORMA
Desafios éticos e morais da Inteligência Artificial

           A Revolução Científica, que se iniciou no século XV, proporcionou uma mudança drástica nos métodos de estudo tornando-os em formas empíricas de se constatar os fatos. Desde então, as tecnologias têm se tornado mais avançadas e presentes no cotidiano das pessoas. Assim sendo, é necessária a discussão sobre a inteligência artificial e seus limites, que merecem um olhar mais crítico de enfrentamento.
              No filme "Exterminador do Futuro", o governo americano desenvolve uma inteligência artificial chamada Skynet, programada para defender o território dos Estados Unidos, contudo, um erro de programação faz com que os robôs iniciem uma guerra nuclear. Fora da ficção, essas tecnologias também afetam diretamente a vida dos indivíduos. Analogamente, o site de pesquisa "Google", que é considerado por muitos como confiável, tem dado destaque a notícias falsas e perigosas, como por exemplo os possíveis malefícios causados pela vacinação, causando um impacto negativo na sociedade.
           Outrossim, é válido ressaltar que, conforme Immanuel Kant, o princípio da ética é agir de forma que essa ação possa ser uma prática universal. Nessa perspectiva, faz-se necessário um conjunto de normas e práticas a serem usadas em criações e pesquisas sobre a inteligência artificial. Dessa maneira, deixar-se-ia explícito os limites éticos e morais acerca dessa tecnologia.
         Diante desse panorama, são necessárias medidas capazes de mitigar essa problemática. Paratanto, urge que a Receita Federal destine maior quantidade de capital para o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações(MCTIC), em parceria com o Ministério da Educação(MEC), para a criação de um projeto chamado "Limites da Tecnologia". Nele, o MCTIC criará uma apostila com os limites da inteligência artificial, enquanto o MEC disponibilizará a cartilha em universidades e centros de pesquisa. Somente assim será possível distanciar-se do futuro distópico retratado em "Exterminador do futuro".

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde