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Desafios dos estudantes da escola pública no ensino superior - Redação - 20220529509589

No século XIX, com a chegada da corte portuguesa ao Brasil, D. João fundou a primeira universidade do país, no qual o acesso ficou restrito à elite da época. Atualmente na sociedade brasileira, existem diversas instituições superiores de ensino, mas que, assim como no período colonial, as classes de maior poder aquisitivo possuem privilégios, tanto de inserção, quanto na permanência universitária. Desse modo, estudantes pobres, oriundos de escola pública, enfrentam diversas barreiras educacionais, que restringem e dificultam o acesso ao "motor" da ascensão social e pessoal.  A série brasileira "Segunda Chamada", retrata o cenário precário e de recursos limitados das escolas públicas do país. Sob esse viés, os alunos formados nessas instituições já saem do ensino médio com um deficit de aprendizagem acentuado, que torna inevitável o distanciamento entre esses e discentes originados do ensino privado, detentores de recursos que facilitam a continuidade do estudo. Então, o contexto da série exemplifica a realidade de diversos brasileiros que, decorrente do passado estudantil precário, enfrentam limitações de adaptação nas universidades.  Ademais, a aquisição de conhecimento é fator essencial para o desenvolvimento social e pessoal. Analogamente ao pensamento do filósofo Platão, que defende o saber como forma de transcendência intelectual. Assim sendo, a permanência estudantil no ensino superior é uma importante ferramenta para a consolidação da ascensão proposta pelo filósofo, mas que é dificultada aos indivíduos não detentores de privilégios estudantis.  Portanto, torna-se evidente a necessidade de combater os desafios enfrentados por estudantes de escola pública no ensino superior. Para isso, o Estado, por meio do Ministério da Educação, deve destinar verbas governamentais para as escolas públicas, de modo a promover a aquisição de livros didáticos e recursos de infraestrutura que melhorem a qualidade do ensino nessas instituições, com o intuito de equiparar o acesso ao conhecimento e extinguir os privilégios que ocasionam nas barreiras universitárias. Somente assim, o ensino superior será desvinculado de vestígios coloniais, cenários como da série ficarão no âmbito ficcional e a transcendência intelectual poderá ser alcançada por todos.  

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