Os desafios dos estudantes de escola pública no ensino superior é um dos constantes assuntos que devem ser debatidos em sociedade hodiernamente. Nesse raciocínio, a busca por soluções para que sejam minimizados esses desafios tem-se apresentado cada vez mais necessária. Desse modo, torna-se fundamental analisar, respectivamente, as duas principais causas dessa problemática: o descaso governamental e o silenciamento de leis.
Em primeira análise, é importante destacar que os desafios dos estudantes de escola pública no ensino superior, infelizmente, é de forma bastante intensa. Aliado a isso, um dos principais fatores que contribuem para a intensificação dos desafios é o descaso governamental, ou seja, o governo negligencia um estudo eficaz e de qualidade para os alunos, como também investe pouco na educação pública, logo, o ensino se torna precário para os estudantes, e quando ingressam em uma faculdade, nota-se a discrepância do ensino entre os estudantes de escola pública e privada. Nesse sentido, o filósofo Sartre traz uma contribuição relevante ao defender que, toda vez que o governo falha, ele está de certa forma violentando, e toda violência é um tipo de derrota. Sendo assim, toda vez que o Poder Executivo falhar na educação pública, além de estar contribuindo de maneira negativa para o futuro dos alunos, ele também estará violentando os jovens estudantes de instituições públicas.
Deve-se destacar, também, o silenciamento de leis, isto é, o artigo 3° inciso III da Constituição Federal afirma que se deve erradicar a pobreza e reduzir as desigualdades sociais, como também vale ressaltar o artigo 3° inciso IV o qual expõe que se deve promover o bem de todos. Entretanto, quando se trata dos desafios que os estudantes de escola pública no ensino superior sofrem, essas leis não são exercidas de forma humana para com todos, mas sim com parte da população, pois quando estudantes desprovidos de um ensino fundamental e médio de qualidade estão na realidade de vida acadêmica, infelizmente, não têm uma igualdade social no ambiente institucional, logo, não podem usufruir dos seus direitos, somente se calar diante de uma atrocidade silenciosa, a qual é inegável.
Em virtude dos fatos mencionados, é possível afirmar, portanto, que os desafios dos estudantes de escola pública no ensino superior enfrentam duas principais causas que precisam ser mitigadas. Cabe ao governo – Ministério da Educação e Ministério da Economia – por meio de investimentos intensificados na educação pública, promover um ensino de qualidade para os alunos. Com isso, futuramente, em suas faculdades, os alunos não terão dificuldades com o entendimento básico e não sofrerão preconceito com a discrepância de inteligência dos alunos de escola pública e privada, pois todos terão acesso a uma educação eficiente. Destarte, haverá um formidável progresso humano, democrático e cultural no Brasil, além de estar agindo de forma coerente com o inciso III e IV do artigo 3° da Constituição da República Federativa do Brasil.