Segundo o livro "Sapiens" do escritor Yuval Noah, o ser humano se diferencia pela sua capacidade de raciocínio lógico, crítico e pela busca de conhecimento, que sempre se mostrou presente na sociedade e permanece até os dias atuais. Diante disso, é notório que o conhecimento possuí bastante valor econômico e social na sociedade. Nesse contexto, os estudantes de escola pública enfrentam entraves no acesso ao ensino superior. Nesse sentido, a baixa qualidade das escolas públicas e as diferenças sociais são fatores interessantes a serem analisados.
Com efeito, " no sertão a pedra não sabe lecionar, e se lecionasse, não ensinaria nada, lá não se aprende nada", esses versos são da obra " A Educação Pela Pedra" do escritor João Cabral De Melo Neto, e exemplifica a forma e a realidade da educação e da aprendizagem no cenário público na sociedade Brasileira. De maneira análoga, a baixa qualidade do ensino público acarreta em dificuldades no desenvolvimento do ensino superior, pelo falta de uma base sólida e que possibilite um bom desempenho nas atividades acadêmicas. Desse modo, ocasionando frustações emocionais nos discentes, por se sentirem deslocados no ambiente de estudo. Dessa maneira, resultando em uma possível desistência da carreira acadêmica.
Ademais, " São diferenças sociais, são diferenças extremas, para um é sofrimento, para outros fácil demais", esses versos são da música "Diferenças" do cantor Rael, e personifica a realidade dicotômica no cenário social ao que tange o desenvolvimento do ensino superior pela população. Nessa análise, as diferenças sociais e econômicas trazem disparidade nas busca pelo diploma. Desse modo, a excussão de trabalhos e atividades que busquem o complemento da renda familiar se apresenta como uma dificuldade, pelo fato de consumir um tempo que poderia ser voltado para o desenvolvimento das questões acadêmicas. Dessa maneira, interferindo no desempenho final desse estudante.
Evidencia-se, portanto, que a busca por conhecimento é um caminho árduo para a grande maioria dos alunos provenientes de escolar públicas. Por conseguinte, cabe ao Ministério da Educação, investir em educação pública, por meio do melhoramento da qualidade do ensino e da aprendizagem do aluno, afim de formar uma base de conhecimento sólida para adentrar e cursar o sistema de ensino superior sem quaisquer dificuldades. Cabe também, ao Ministério Público Federal, investir em incentivo estudantil, por meio de bolsas financeiras aos estudantes de baixa renda, afim de servir de auxílio e incentivo durante as atividades estudantis. Desse modo, diminuindo as dificuldades desses indivíduos durante o ensino superior. Dessa maneira, para que a busca de conhecimento exemplificada no livro "Sapiens", seja uma realidade igualitária para todos os estudantes.