ENTRAR NA PLATAFORMA
Desafios do jornalismo contemporâneo

Após o fim da Guerra Fria, século XX, a internet foi disseminada gradualmente para a sociedade civil, que passou a ter acesso a essa tecnologia antes restrita ao exército. Porém, os avanços da rede foram tamanhos, que trouxeram desafios a serem enfrentados pelo jornalismo contemporâneo. Isso se evidencia, não só pelo despreparo desses profissionais frente a essa tecnologia, como também pelas quantidades de notícias errôneas ocasionadas pela sanha do imediatismo adotada por esse segmento.


A Priore, é imperioso destacar que o desafios enfrentado pelo jornalismo na atualidade, é fruto do despreparo dos atuantes nesta área frente aos avanços que a internet trouxe para a comunicação. Segundo Steve Jobs, um dos fundadores da Aplle, “a tecnologia move o mundo”. Nesse sentido, é necessário que os jornalistas se adaptem aos avanços que a tecnologia proporciona para esse segmento.


Ademais, cabe também ressaltar, a quantidade de Fake News disseminada pela mídia contemporânea. Tal cenário é reflexo da necessidade de publicar as notícias de imediato, na tentativa de ser o primeiro a dar o “furo de reportagem”, ambicionada pelos jornalistas. Dessa forma, a credibilidade dos leitores na imprensa diminuiu, aumentando ainda mais os desafios da classe. 


Em suma, medidas devem ser tomadas para mitigar os obstáculos do jornalismo nacional nos dias atuas. Desse modo, é extremamente cabível que o Ministério da Educação reformule a grade curricular dos cursos de Jornalismo nas universidades brasileiras, para que estas promovam disciplinas capazes de preparar esses profissionais a utilizarem das tecnologias midiáticas de forma mais proveitosa. Espera-se com isso, que o jornalismo contemporâneo possa desenvolver mecanismos que mantenha a qualidade desejada pelo leitor e a agilidade necessária para acompanhar o avanço tecnológico que “move o mundo”, como lembrou Jobs.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde