ENTRAR NA PLATAFORMA
Desafios do jornalismo contemporâneo

É possível afirmar que a internet proporcionou diversos avanços na sociedade contemporânea, sobretudo no que tange a agilidade na divulgação de notícias no Brasil. Tal fato, gerou grandes desafios para o jornalismo brasileiro que na disputa entre as empresas de comunicação, que competem entre si para ver quem divulgará determinado acontecimento primeiro, acabam negligenciando alguns cuidados que deveriam tomar com relação a idoneidade do que expõem. Isso se evidencia, não só pela quantidade de Fake News disseminada por essas empresas, como também pela pressão sofrida por esses profissionais para que agilizem suas publicações.


A priore, é imperioso destacar que os desafios enfrentados pelo jornalismo na atualidade, é fruto do despreparo dos atuantes nesta área frente aos avanços que a internet trouxe para a comunicação. Segundo Steve Jobs, um dos fundadores da Aplle, “a tecnologia move o mundo”. Nesse sentido, é necessário que os jornalistas se adaptem aos avanços que a tecnologia proporciona para esse segmento.


Ademais, cabe também ressaltar, a pressão sofrida pelo sistema midiático para manterem-se a frente na divulgação de notícias. Isso ocorre à medida em que os meios tradicionais de comunicação perdem espaço no privilégio exclusivo de noticiar, pois agora as informações podem ser veiculadas por qualquer indivíduo que possua um smartfone. Dessa feita, a internet proporcionou agilidade no sistema informacional, mas também gerou entraves a serem enfrentados pelos comunicadores.


Em suma, medidas devem ser tomadas para mitigar os obstáculos do jornalismo nacional nos dias atuas. Desse modo, é extremamente cabível que os cursos de Jornalismo nas universidades brasileiras, promovam disciplinas capazes de preparar esses profissionais a utilizarem das tecnologias midiáticas. Espera-se com isso, que essa classe possa acompanhar o movimento tecnológico que move o mundo, como lembrou Jobs.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde