ENTRAR NA PLATAFORMA
Desafios do jornalismo contemporâneo

"No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho". O trecho do poeta modernista Carlos Drummond de Andrade se faz válido neste contexto, porque existem "pedras" que dificultam a propagação do jornalismo comteporâneo dos meios tradicionais. Por consequência, de os cidadãos buscarem outras fontes de informações, muitas vezes eles ficam mal informados com o que lhes é apresentado nessas diferentes procedências. Portanto, é essencial que medidas sejam tomadas para que essas dificuldades  sejam eliminadas do caminho do jornalismo.


Hordiernamente, os noticiários televisivos estão perdendo sua posição, quando o assunto é a busca de notícias. Isso aconteceu porque, com a criação da internte em 1969, nos Estados Unidos, novos aparelhos foram desenvolvidos, como os celulares, os quais possibilitaram o fácil e rápido acesso às notícias que se espalham pelo mundo, pelos aplicativos presentes neles, como o Whatsapp e o Fcebook. Sendo assim, os aparelhos que são dotados dessa função, que pode ser considerada como recente, permitem que seus usuários escolham o que é de sua preferência no ramo informativo, vantagem que não está presente nas televisões.


No entanto, esta acessibilidade para todos contribui para o aparecimento de notícias falsas, denomidas como "fake news", que predominam nas redes socias. Por isso, a frase do escritor brasileiro Ruben Alves, "a partir da arte de pensar é que se contrói a sabedoria", tem sentido neste âmbito, já que as pessoas que produzem e espalham as falsidades jornalísticas não pensam em como quem as lê será prejudicado ou constragido, por exemplo, quando as informações são relacionadas a ele. Assim, esse tipo de dificuldade encontrada no jornalismo faz com que ele seja desvalorizado e que tais indivíduos não alcancem a sabedoria a partir da arte de pensar, neste caso, no próximo.


Em virtude dos fatos anteriormente mencionados, é de suma importância que as redes televisivas, como a Rede Globo, atraia o público por meio da diversificação de seus conteúdos apresentados, ou seja, que divulguem maior quantidade de notícias das regiões, com o objetivo de que o público tenha motivos para se afastar do celular e para assistir um jornal confiável e de qualidade. Ademais, é necessário que a população verifique as notícias que recebem e leem, por meio de pesquisar, em diversos sites, uma mesma informação, por exemplo, para que as notícias falsas não se espalhem. Logo, o empecilho será retirado do caminho do jornalismo e a sabedoria, consoante Ruben Alves, será construída.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde