ENTRAR NA PLATAFORMA
Desafios do jornalismo contemporâneo

  Contemporaneamente, o mundo é marcado por um intenso desenvolvimento dos meios de comunicação. Isso tem permitido que os jornais propaguem notícias e reportagens mais rapidamente, além de produzi-las em menor tempo e com maior grau de qualidade. Porém, mesmo diante dessas vantagens, o jornalismo vem enfrentando alguns desafios, como a disseminação de informações falsas e o maior controle do pensamento social. 


  Nesse contexto, vale ressaltar o espalhamento de notícias e reportagens mentirosas. Assim, segundo o site ''Coletiva.net'', essa problemática está relacionada à internet. Esta oferece poder às pessoas com determinada influência sobre a população, mas nem sempre possuem conhecimentos adequados para divulgar informações. Esses indivíduos, muitas vezes, não conferem a validade e autoridade das fontes de dados. Isso pode trazer algumas consequências negativas, como a degradação da imagem de pessoas famosas, por disseminarem farsas sobre a vida desses cidadãos.


  Além disso, destaca-se o controle do pensamento da população por parte de alguns jornais. Dessa forma, segundo os pensadores Theodor Adorno e Max Horkheimer, isso está vinculado à indústria cultural, responsável por expor apenas conteúdos, que não estimulam os indivíduos a analisarem o mundo de forma crítica. Isso ajuda a esconder questões sérias, como desastres ambientais  e a pobreza vivida por milhões de pessoas, fazendo com que essas adversidades sejam agravadas.


  Portanto, fica claro que o jornalismo contemporâneo vem apresentando certos problemas. Logo, urge que o governo federal crie propagandas, que mostrem a importância de verificar a veracidade das informações. O governo, por meio de verbas públicas, deve incentivar os jornais, arcando com parte dos custos de produção utilizando verbas públicas, a mostrarem dados sobre temáticas mais urgentes. Tudo isso, além de mitigar a disseminação de mentiras, vai expor adversidades, como catástrofes ambientais e miséria, fazendo a população pressionar os setores público e privado a tomarem medidas, que solucionem esses transtornos.


 


  


 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde