ENTRAR NA PLATAFORMA
Desafios do jornalismo contemporâneo

Jean Jacques Rousseau, filósofo iluminista, afirma que o progresso de uma sociedade está intrinsecamente ligado à autonomia social dos cidadãos que a compõem. Nesse viés, os desafios do jornalismo contemporâneo vão de encontro à máxima do pensador, visto que exaltam uma grande crise na sociedade. Nesse sentido, alguns aspectos fazem-se relevantes: a seleção midiática das redes sociais e o sensacionalismo adotado pelos meios de comunicação os quais se transformam nas “fake News”.


Primeiramente, é fulcral pontuar os algoritmos virtuais como um dos responsáveis pela atenuação da problemática, visto que direcionam ao usuário somente notícias ligadas ao seu nicho específico de interesse. Nesse contexto, tal ambiente configura-se como um meio de alienação, a medida em que o indivíduo priva-se de opiniões contrárias e fortalece seu pensamento unilateral, deixando de lado aspectos importantes para o pensamento crítico, como o de sempre levar em consideração, diversas opiniões sobre o mesmo assunto. Dessa forma, é notório que medidas devem ser tomadas nos meios virtuais para que haja a formação do senso crítica populacional.


Além disso, é imperativo ressaltar a substituição da qualidade das matérias jornalísticas pelo sensacionalismo adotado pelas mídias, indo de encontro às chamadas “fake news”. Tal conceito é conhecido pelo uso de tópicos populares polêmicos para a criação de matérias desprovida de fontes e com conclusões tendenciosas. Nesse contexto, a adoção das “fake news” evidenciam uma crise no sistema jornalístico contemporâneo.


Portanto, é mister que o Estado tome providências para superar o impasse atual. Para que seja estimulado o pensamento crítico na população, é essencial que o Ministério da Educação, estabeleça medidas transformadoras por meio de palestras abertas à população nas diversas Instituições de Ensino ao redor do país. Tais palestras, lideradas por profissionais instruídos, terão como objetivo demonstrar o poder negativo da polarização dos meios de comunicação e ressaltar a importância da confirmação de informações por meios jornalísticos responsáveis e renomados.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde