ENTRAR NA PLATAFORMA
Desafios do jornalismo contemporâneo

 Há de se caucionar que o jornalismo é uma ferramenta fulcral na disseminação de informações da hodiernidade. Entretanto, os empecilhos encontrados por muitos escritores trazem diversos desafios para eles no contexto laboral. Assim como ocorria 50 anos atrás, quando os regimes militares utilizavam da censura para acabar com qualquer notícia sobre o governo, desafiando qualquer jornalista que ia contra a imposição deles. Dessarte, um dos reptos presentes na contemporaneidade é o subjetivismo da população, uma vez que a opinião atalha a procura por fonte das notícias. 



 Primeiramente, é notável que o predomínio dos interesses políticos sobre os jornalistas modifica a ação deles diante de alguma reportagem. À face do exposto, em uma matéria redigida pelo “Jornal Nacional”, a empresa jornalística “O Globo” admitiu ter sido um erro apoiar o golpe militar de 64. Logo, é possível inferir que medidas tomadas por essas empresas podem ser fatais à toda população, devido à abrangência das gazetas que acabam por influenciar a opinião política da sociedade.



 Ademais, é válido ressaltar que a divulgação de informações falsas são outro óbice atualmente. Diante disso, com ajuda das mídias sociais, foi popularizado o termo “Fake News”, no qual em 2018 foi usado como gatilho para o ataque a opiniões contrárias durante às eleições. À vista disso, as pessoas acabam acreditando em fonte não confiáveis, o que acarreta um grande desafio para o contexto jornalístico na modernidade. 



 Portanto, para que esse desafio seja debelado, é necessário a intervenção. Ao analisar o Imperativo Categórico descrito por Immanuel Kant, a intervenção só será possível a medida que a população aja de acordo com os princípios morais. Desse modo, cabe o Ministério da Educação criar uma matéria nas escolas públicas e particulares através de professores capacitados por cursos presenciais, no qual ensinará sobre como os alunos devem verificar as fontes de informação. Com o intuito de facilitar a vida dos jornalistas de modo que possam trazer as informações com mais imparcialidade. Além disso, o país poderá ser um local mais democrático e distante do que era há 50 anos, fazendo a população agir de acordo com o proposto por Immanuel Kant.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde