ENTRAR NA PLATAFORMA
Desafios do jornalismo contemporâneo

"O Conhecimento é poder" frase atribuída a Francis Bacon, indica como a informação é importante para uma sociedade. Nesse sentido, o Jornalismo contemporâneo tem um papel crucial nas nossas vidas, mas vem enfrentando grandes desafios para levar informações reais com qualidade. Dessa forma, são indispensáveis ações efetivas tanto do Estado quanto da sociedade civil. Ademais, para a efetividade essa ação, se faz necessário o combate as fakes news, bem como a falsa liberdade de expressão.


Em primeira Observação, um dos grandes desafios do século XXI se da pela rápida disseminação de notícias falsas para prejudicar ou beneficiar um grupo, ou indivíduo, com o avanço tecnológico e das redes sociais, a criação e visualização de notícias falsas sem bases cientificas, são instantâneas. Desse modo, a falta de pesquisa para identificar a veracidade da notícia, torna fácil a manipulação em massa.


Outrossim, a censura disfarçada na falsa liberdade de expressão, agravada na ditadura ainda tem resquícios nos dias atuais, a manipulação de informações antes de serem divulgadas, como também repressão de jornalistas, por muitas vezes de forma agressiva, buscando esconder graves crimes, é uma grande barreia a liberdade e o trabalho da imprensa.


Portanto, se faz necessário que o Ministério da Educação, junto com a imprensa, possa se unir para conscientizar os indivíduos, a buscar informações de fontes seguras, por meio de campanhas de conscientização e combate as Fake News
. Além disso, compete as mídias, bem como ao individuo, a lutar pela liberdade de expressão, criando meios seguros e para a divulgação de notícias, assegurando a integridade e a vida do jornalista, fazendo assim valer o artigo 5°
da constituição onde são assegurados o direito de expressão. Assim ter-se-á uma sociedade, mais informada, consciente, e focada para o bem comum.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde