Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, os indivíduos são iguais em dignidade e direitos. No entanto, tal premissa não é verificada na realidade brasileira, uma vez que a dificuldade do envelhecimento na população no território brasileiro, uma vez que os idosos não são tratos com os direitos que pertencem, todavia, tendo um péssimo atendimento a saúde. Nesse sentido, observa-se um delicado problema, que tem como causas a ineficiência governamental e a má influência mediática.
Sob esse viés, pode-se apontar como um fator determinante é a falta de ação política. Para Thomas Hobbes, O estado é responsável por garantir o bem-estar dos cidadãos. Porém, tal responsabilidade não está sendo honrada quanto ao problema do envelhecimento na sociedade do país, visto que o governo falha em oferecer uma saúde de qualidade para os idosos. Com isso, o governo falhando em investimento para as melhorias nos hospitais, muitos idosos não aguentam e acaba morrendo. Assim, para que tal bem-estar seja usufruído, o Estado precisa sair da inércia em que se encontra.
Ademais, outro fator determinante é a falta de responsabilidade da mídia. Conforme Bourdieu, a mídia foi criada para a democracia e não para opressão. Contudo, ela tem se mostrado opressora quanto ao desafio do envelhecimento dos cidadãos no Brasil, já que as mídias não mostram a má qualidade da saúde em hospitais e no postinho de saúde. Com tudo, as mídias em massa não mostrando realidade do Brasil e a falta de investimento na área da saúde, a população fica desinformada sobre o acontecimento. Dessa maneira, é necessária uma postura mais democraticamente responsável da mídia para superar o problema.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Para isso, o governo deve investir mais na área da saúde, por meio de destinação de verbas, a fim de reverter a inércia estatal que afeta o tema. Tal ação pode, ainda, conter consultas públicas para entender as reais necessidades da população. Dessa forma, o Brasil poderá visualizar dados melhores acerca da questão.