TEMA DE REDAÇÃO – Desafios do envelhecimento populacional no Brasil

Você já escreveu uma redação sobre “Desafios do envelhecimento populacional no Brasil”? Confira o tema da semana!

O debate sobre os desafios do envelhecimento populacional tem se intensificado devido a pesquisas que apontam o aumento dessa população e a diminuição da população mais jovem nos próximos anos. 

Esse fenômeno indica que o Brasil terá vários desafios pela frente e, por isso, selecionamos este tema de extrema importância para você treinar a sua redação.

Leia os textos motivadores a seguir e, com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “Desafios do envelhecimento populacional no Brasil”.

TEXTO 1: Estudo aponta que idosos vão representar 40% da população brasileira em 2100

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que a população do Brasil vai ‘envelhecer’ de forma constante e acelerada nos próximos anos. O levantamento, divulgado nesta quarta-feira (13), aponta que 40,3% dos brasileiros serão idosos daqui a aproximadamente 90 anos.

O objetivo do estudo, que leva em consideração as projeções populacionais no período de 2010 a 2100, é auxiliar as análises de cenários macroeconômicos e previdenciários de longo prazo para o Brasil.

A pesquisa mostra que, em 2010, os idosos representavam 7,3% da população brasileira, cerca de 14 milhões de pessoas acima de 60 anos. Já em 2100, a expectativa é que o país ultrapasse a casa dos 60 milhões de idosos, o que retrata um número superior a 40% de todos os brasileiros. Ao passo que a terceira idade se torna mais representativa, o número de jovens diminui ao longo dos anos. O número de pessoas com menos de 15 anos deve cair de 24,7% para 9%.

“A população vai sofrer um envelhecimento muito grande nas próximas décadas, é um cenário irreversível. O levantamento considera cenários distintos para a realidade populacional do país e, em todos eles, é evidente o processo de envelhecimento populacional. Isso indica que, independentemente das hipóteses adotadas, a mudança da estrutura etária no país é inevitável”, afirmou a pesquisadora do estudo, Raquel Guimarães, à CNN, nesta quarta-feira (13).

Segundo Raquel Guimarães, o envelhecimento da população brasileira está diretamente relacionado a menor taxa de fecundidade entre os brasileiros nos últimos anos. Ela explica que a inserção da mulher no mercado de trabalho, o maior planejamento familiar e a maternidade tardia estão entre os fatores para o fenômeno registrado pelo Ipea. A pesquisadora também detalhou os problemas dessa tendência e a possível solução para um país com menos pessoas economicamente ativas e uma maior população idosa.

“Esse envelhecimento populacional vai afetar muito o mercado de trabalho, a previdência, o sistema de saúde. Já sabendo do movimento etário no país, o que podemos afirmar é que a principal solução para o Brasil é o investimento em educação. O ensino e a escolarização dos jovens é o ponto chave. E precisamos fazer isso enquanto ainda temos uma grande população ativa”, finaliza.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/estudo-aponta-que-idosos-vao-representar-40-da-populacao-brasileira-em-2100/

TEXTO 2: “O desafio de envelhecer no Brasil”

“O maior desafio brasileiro na atenção ao envelhecimento populacional reside na implementação das políticas públicas, que padecem de graves problemas estruturais e resultam na crescente judicialização da saúde e da assistência social. O Estatuto do Idoso, não obstante represente um moderno microssistema legislativo e, embora recentemente tenha albergado prioridade absoluta aos maiores de 80 anos, não é suficiente para garantir a implementação dos direitos fundamentais desse segmento populacional.

O poder público, juntamente com a família e a sociedade, é responsável pelo amparo à pessoa idosa, assegurando-lhe participação na comunidade, defendendo sua integridade e bem-estar e garantindo-lhe o direito à vida, entre tantos outros direitos que lhe devem ser prioritariamente efetivados e protegidos. A dignidade da pessoa humana deve sempre ser defendida de forma intransigente, como um princípio fundamental do Estado democrático de direito. O desrespeito a qualquer dos direitos sociais do idoso –  educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia,  transporte,  lazer,  segurança, previdência social,  assistência aos desamparados, constitucionalmente protegidos – configura forma de violência contra a pessoa idosa.”

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/opiniao/noticia/2019/10/o-desafio-de-envelhecer-no-brasil-ck1uzg3hh06z101n3s99lw2tb.html

TEXTO 3: áreas de ação da década do envelhecimento populacional saudável

infografico - areas acao da decada d envelhecimento saudavel

Fonte: https://www.paho.org/pt/documentos/infografico-areas-acao-da-decada-do-envelhecimento-saudavel-2020-2030

TEXTO 4: Dados do envelhecimento populacional no Brasil

Vharge - Bier

Fonte: http://stiquifaruberabanews.blogspot.com/2016/06/um-em-cada-cinco-idosos-morrem-antes-de.html

Agora que você leu os textos motivadores, confira a lista de repertórios sobre o tema “Desafios do envelhecimento populacional no Brasil”:

Exemplo de redação sobre envelhecimento populacional no Brasil 

No preâmbulo da Carta Magna brasileira, definiu-se o Estado Democrático como imprescindível ao exercício da cidadania. Hodiernamente, contudo, a prevalente diminuição da taxa de fecundidade, por exemplo, configura uma realidade à margem da democracia. Nesse viés, o envelhecimento populacional, no Brasil, representa ainda enormes desafios. Pode-se dizer, então, que a inércia estatal e o individualismo do empresariado são os principais responsáveis pelo quadro.

Primeiramente, ressalta-se a inoperância governamental para combater o desajuste fiscal. Segundo o pensamento hobbesiano, o Estado é encarregado de garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à negligência das autoridades, de acordo com o jornal “O Globo”, o rombo nas contas públicas, em 2016, impediu a construção de hospitais para o atendimento de idosos. Dessa forma, geram-se condições desfavoráveis à assistência médica desses indivíduos, e os direitos mais básicos normatizados em lei, como o direito à proteção, são ameaçados.

Outrossim, a exclusiva ambição por lucro é parte elementar do problema. Acerca disso, destaca-se um princípio ético fundamental da filosofia de Eric Voegelin, do qual se deduz que o egocentrismo prejudica a preservação da prosperidade coletiva. Assim sendo, em análise realizada pela revista “Exame”, verificou-se que, nos últimos anos, bancos privados, visando somente o enriquecimento, aumentavam o preço de serviços financeiros para clientes com mais de 60 anos, atendendo à demanda dos sócios investidores. Logo, desrespeita-se, em nome de interesses individuais, uma importante noção da metafísica voegeliana, amplamente aceita, que harmoniza os vínculos humanos. Dessarte, o bem grupal padece sob o jugo do egoísmo.

Portanto, são necessárias medidas capazes de restabelecer a ordem democrática. Cabe ao governo federal atuar em favor da população, mediante a gênese de leis que equilibrem as contas públicas, a fim de assegurar auxílio médico e proteção a todos. Ademais, o corpo social deve pressionar os empresários a descontinuarem a prática irrazoável de preços, por meio de atos educativos e campanhas de mobilização em praças e locais públicos, com a distribuição de cartilhas informativas e material complementar, no intuito de viabilizar uma realidade justa e equilibrada. Assim, obter-se-ão os requisitos indispensáveis para a restauração da soberania civil. EU QUERO TIRAR +900 NO ENEM.

Perguntas frequentes

Qual o impacto do envelhecimento da população brasileira?

Mudanças no mercado de trabalho e na economia podem ser impactadas pelo envelhecimento populacional. Algumas nações chegam a necessitar aumentar as taxas de natalidade e aumentar as permissões de trabalho por falta de mão de obra devido à população muito envelhecida.

O que causa o envelhecimento da população?

O envelhecimento da população é causado, principalmente, pelas quedas nas taxas de natalidade, maiores expectativas de vida e queda das taxas de mortalidade.  

Após escrever a sua redação, envie em nossa plataforma e receba a correção em até 3 dias úteis!