O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Desafios da produção científica no Brasil

No século 19, na Era Vitoriana, muitas pessoas morriam sem diagnóstico, devido ao fato de que época a ciência não era suficientemente desenvolvida para a descoberta, tratamento e até mesmo cura de várias doenças que hoje, devido aos avanços da ciência, existem. Nesse sentido, embora a importância da ciência seja evidente desde séculos passados, ainda continua sendo negligenciada na medida em que ocorrem cortes de verbas para essa área de estudo, dificultando assim, a produção científica no BRASIL.

Em primeiro plano, vale ressaltar o desamparo governamental frente à ciência, visto que, em meio a uma pandemia, há corte de verbas na área, impossibitando seu avanço efetivo. Tal fato acarreta atraso de vacinas, tratamento e cura não só da COVID19, como outras existentes, que ainda estão em estudo. Logo, mediante aos pensamentos do filósofo Aristóteles, o principal objetivo da política é garantir a felicidade dos cidadãos. Sendo assim, nota-se que a política brasileira não está cumprindo sua finalidade, de forma que com a pausa da ciência as doenças podem aumentar, ocasionando em óbitos e infelicidade de sua nação.

Em soma, é importante destacar o preconceito existente por parte dos representantes do país, tendo em vista que não se preocupam com a ciência, fato esse que se concretiza a partir do momento em que o corte de verbas na cência é realizado. Nessa linha de raciocínio, vale ressaltar que a Constituição Federal de 1988 garante ser dever do Estado promover acesso a um serviço de saúde com qualidade a todos. Sendo assim, torna-se inviável realizar essa obrigação, visto que a saúde depende diretamente da ciência para ser de excelência.

Portanto, faz-se necessário medidas para resolver os impasses ciatdo acima. Dessa forma, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, em parceria com o Ministério  da Saúde deve propor um projeto à Câmara dos Deputados. Esse deve ser elaborado por profissinais das áreas da ciência e saúde, reivindicando investimentos na ciência por parte do Governo Federal, ressaltando a importância dessa área para o país, principalmente em tempos de pandemia, com argumentos técnicos, que comprovem a dimensão da ciência em uma nação. Esse projeto tem como finalidade repor o corte realizado, a fim de garantir melhoria para o país. Assim sendo, os desafios para produção científica no país diminuirá e seu avanço será efetivo, contrariando, assim, o caos ocorrido na Era Vitoriana.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!