O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Desafios da produção científica no Brasil

  A pandemia do novo coronavírus conseguiu atingir grandes potências mundiais. No entanto, maior parcela da sociedade pôde está imunizada do vírus, por meio da vacina. Nesse sentido, isso só foi possível com a atuação dos acadêmicos e dos pesquisadores na "produção científica" que encontraram a fórmula da vacina através das pesquisas. Entretanto, nem sempre foi dada tal importância, apesar de ter suma veracidade social. Dessa forma, surge o desafio da notoriedade da urgência do estudo científico no século XXI.


   Em primeiro lugar, vale salientar que grande parte da população não sabe sequer como funciona ou do que se trata. Segundo uma pesquisa da USP, 1 em cada 10 pessoas não tem conhecimento acerca da pesquisa. Desse modo, isso se deve ao pouco contato no ensino médio e principalmente no superior. Devido a esses fatores mencionados, corrobora-se a ineficácia do Ministério da Educação e Cultura (MEC), no que concerne ao ensino das Instituições públicas e privadas.


   Por conseguinte, presencia-se um forte poder dos cortes de investimentos dos sistemas governamentais, referente à alavancagem da "produção científica". Outrossim, o Canal de Notícias R7, informou que durante o período de graduação o estudante tem pouquíssimo interesse em ingressar no mercado de trabalho da produção científica, maior porcentagem concentrando-se nos concursos públicos. Sendo assim, esse cenário revela o baixo grau de disposição das atividades científicas.


   Portanto, é inaceitável sustentar essa situação de inadvertência do Governo. Para conscientização da população, urge que o Ministério da Educação e Cultura (MEC) crie, por meio de verbas governamentais, campanhas nas Instituições públicas e privadas, o funcionamento de cartilhas e informativos, objetivando a necessidade de importância da pesquisa científica e também dos benefícios que trazem. Somente assim, será possível combater o comodismo de muitos que desvalorizam esse conteúdo rico e abrir dimensões para novas pesquisas.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!