O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Desafios da produção científica no Brasil

  A produção científica consiste no resultado do processo de criação do conhecimento através da pesquisa, levando o saber acadêmico à sociedade. No âmbito da crise proporcionada pela pandemia da Covid-19, a ciência teve seu papel ressaltado, principalmente na busca por medicamentos eficazes contra o vírus e na produção de imunizantes. Porém, no Brasil, a prática científica encontra entraves que a barram, a exemplo da descrença de alguns mediante pesquisas comprovadas. Sendo assim, é importante destacar os desafios encontrados pela produção científica no Brasil e sua causa político-estrutural, com intuito de propor transformações inovadoras.


  Sob uma primeira análise, vale relatar os desafios encontrados nessa questão. Apesar da comprovada importância que a ciência teve durante o surto do novo coronavírus, uma grande parcela da população relativiza o papel científico. Isso porque surgiram frentes de pensamentos negacionistas acerca de saberes universais com propósito de mudar opiniões, como o movimento antivacina, cuja base é influenciar indivíduos a irem contra as vacinas. Além disso, faltam ainda investimentos governamentais no setor das pesquisas, acompanhados de uma queda drástica no orçamento disponibilizado pelo Governo em 2021. Logo, os desafios advém de crenças populacionais e de problemas financeiros.


  Sob uma segunda análise, é lúcido postular a causa polítco-estrutural dos desafios da produção científica no Brasil. Segundo o filósofo Comte, em sua teoria organicista, a sociedade é inteiramente afetada pela falha de uma instituição social. Em outras palavras, a partir do momento em que o Estado deixou de investir adequadamente na produção científica brasileira, a população passou a dar menos credibilidade à ciencia brasileira e surgiram movimentos negacionistas, visto que com baixo orçamento, os resultados dos projetos se tornam atrasados quando comparados com outros países. Exemplo disso está no atraso da vacinação brasileira contra a Covid-19 frente a algumas nações desenvolvidas- Estados Unidos da América. Então, a falha estatal é a principal causa do entraveem questão.


  Torna-se evidente, portanto, que a produção científica brasileira encontra desafios, como a descrença populacional e o baixo orçamento, cuja causa advém de problema financeiro criados pelo descaso governamental. Cabe ao Governo, detentor de métodos que visam levar o conhecimento à sociedade, investir mais no âmbito da pesquisas científicas e melhorar a imagem dos projetos brasileiros, por meio da criação de mais bolsas de incentivo ao estudo nas universidades e da realização de propagandas nos mais diversos meios midiáticos. Tudo isso a fim de atingir a população como um todo e mudar o panorama da ciência no Brasil.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!