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Desafios da produção científica no Brasil

    A partir da Revolução Técnico-Científico Informacional, o contexto mercadológico mundial tem privilegiado nações com a matriz tecnológica avançada, onde impera os melhores índices socioeconômicos do mundo. Em cenários como esse, é essencial que os países atuem no fomento da produção científica, fato que não é constatado com destaque no Brasil, o que possui alicerces no humilhante descaso com o ensino gratuito nacional e também no desenvolvimento político-histórico. Assim, torna-se essencial a discussão acerca dessa temática.


     Em primeira análise, convém destacar como o célere desmantelamento da educação, sobretudo de base, é um fator preponderante para a triste situação de desestímulo à produção científica. Sob esse viés, o documentário brasileiro "Nunca me sonharam" expõe o sucateamento de um colégio público da periferia, em que, frequentemente, carece de infraestrutura básica como alimentação, materiais de aula adequados e, inclusive, profissionais. A partir disso, percebe-se que tal realidade é terreno fértil para degenerar mais ainda a produção científica do Brasil, haja vista que, sem estímulos, muitas vezes os alunos são compelidos a não desenvolver interesse pela área, com a noção de que a ciência só se trata de "cálculos chatos" ou não produz aplicabilidade prática na vida pessoal. Dessa forma, é lamentável que a falta de incentivo desenvolva repulsa sobre a comunidade científica.


     Outrossim, entre outros fatores dessa conjuntura, destaca-se a incompetência política brasileira dos últimos anos. Nessa vertente, o professor universitário Ciro Gomes, em sua obra "Projeto nacional", afirma que o Brasil está impedido de crescer, haja vista que, desde a adoção de doutrinas neoliberais, o Estado tem ignorado o irrisório orçamento destinado ao desenvolvimento científico-tecnológico. Com isso, vê-se que embora a capacidade dos cientistas nacionais seja notável, é difícil implementar uma indústria científica de sucesso com a falta de recursos garantidores do desenvolvimento de projetos interessantes, uma vez que é possível haver custos embutidos consideráveis. Sendo assim, infelizmente, a inadimplência governamental tem permitido a perda do grande potencial da comunidade científica.


      Portanto, com vistas a contornar o grave cenário de abandono à ciência brasileira, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações deve, por meio de verbas da Secretaria do Tesouro Nacional, realizar um concurso anual de inovações, em que professores e alunos ligados à pesquisa científica e tecnológica nacional apresentariam suas ideias. Tal ação deve contar com uma banca avaliadora a fim de selecionar as melhores sugestões e direcionar os recursos advindos da União de forma técnica e consciente.

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