O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Desafios da alfabetização tecnológica para os idosos

    Segundo a Constituição do Brasil, toda a população possui o direito de ser incluido, de modo igualitário, na sociedade. Todavia, não se percebe o cumprimento desse preceito ao analisar a condição em que a população idosa encontra-se frente às novas tecnologias. O mundo digital pode trazer inúmeros benefícios para essa parcela da população, mas a falta de cuidado das grandes empresas com esse público constitui um dos mais graves desafios da alfabetização tecnológica para os idosos.


    A priori, cabe elencar os benefícios advindos da inclusão digital da terceira idade. No filme estadunidense "Up: altas aventuras", o personagem principal é um senhor que começa gradativamentea se isolar da socedade por não conseguir dialogar mais com ela. Fora da ficção, é possível aferir que as pessoas com mais idade possuem dificuldade para permancer socialmente ativa. Nesse cenário, a tecnologia se mostra de grande ajuda já que a população mais velha se sente melhor ao compreender e usufruir do mundo digital.


    Contudo, urge que seja discutida a negligência corporativa nesse campo. Segundo pesquisas divulgadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), em 2016 quase 15% dos idosos usava internet. É notável como esse número é pequeno, isso se deve ao fato das empresas que produzem celulares não se dedicarem em criar aparelhos com acessibilidade focada em atender as necessidades desses consumidores.


    Destarte, é vital que sejam tomadas medidas para a efetiva alfabetização tecnológica dos idosos. Primeiramente, o Governo Federal pode, junto ao Legislativo Federal, buscando garantir o cumprimento efetivo da Cosntituição Cidadã, criar leis que obrigem empresas digitais a criarem aparelhos acessíveis ao uso de todos. Isso pode ser feito por meio de projeto de leis com a participação da sociedade civíl organizada, a fim de assegurar a inclusão digital em todas as idades. Assim, as pessoas da terceira idade que usufrui da internet terá um aumento bem além dos 15% atual.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!