ENTRAR NA PLATAFORMA
Desafios da alfabetização tecnológica para os idosos

De acordo com a máxima de Steve Jobs, ``a tecnologia move o mundo``. Entretanto, esse movimento sugerido pelo empresário americano causa tanto a aproximação, quanto a exclusão de muitos. Assim, seja pelo enredo capitalista que rege as sociedades atuais, seja pelos aspectos da saúde pública e bem-estar populacional, a alfabetização tecnológica para idosos é uma prática essencial para o país.


Em primeira análise, vale salientar que as empresas do ramo tecnológico priorizam o público jovem. Pois, é a faixa etária que mais se importa em manter-se conectada e tirar belas fotos, com os melhores celulares e resoluções. Isso, porém faz com que haja um distanciamento dos usuários mais experientes devido à complexidade de muitos aparelhos ou aplicativos - criados para uma plateia que já nasceu com o smartphone ou tablet às mãos. Portanto, necessita-se que a indústria tecnológica viabilize, de alguma forma, a integração desse público, atualmente desprezado com os avanços que acontecem a cada atualização.


Ademais, convém frisar que após a aposentadoria, muitos idosos tornam-se obsoletos em diversas áreas. Além disso, o ócio pode modificar a vida de muitos deles, devido à falta de uma atividade fixa, podendo até ocasionar doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, que afeta ,principalmente, pessoas da terceira idade que além da predisposição genética tem a inação como fator principal, de acordo com Dr brasileiro, Dráuzio Varella. Por isso, além do aspecto social e interativo, a inclusão desse público com o mundo digital mostra-se de vital importância.


Por isso fica evidente a necessidade da interferência estatal nesse aspecto. Iniciando com os Ministérios da Educação e de Saúde que devem criar estratégias, por meio de aplicativos que tenham caráter atrativos para os idosos e facilitem a interação desses com o meio tecnológico, a fim de combater a baixa adesão desse público, como também, proporcionar os exercícios necessários para o combate à demência. Dessa forma, a tecnologia moverá o mundo, porém, de forma igualitária.


Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde