ENTRAR NA PLATAFORMA
Desafios da alfabetização tecnológica para os idosos

Desafios da Alfabetização Tecnológica para Idosos


O mito da caverna de Platão, descreve um grupo de pessoas que, desconhecendo sua própria situação, se limitavam a ver somente as projeções da realidade no fundo da caverna onde habitavam. Paralelamente, no Brasil, a alfabetização tecnológica dos idosos se mostra cada vez mais urgente, uma vez que tal demanda favorece a autonomia dessa classe social, além de auxiliar no combate das principais doenças que a acometem. Nesse sentido, fica claro que medidas são necessárias para transpor os desafios trazidos pela problemática.


Promulgada em 1988, a Constituição Federal Brasileira garante à todos os brasileiros o direito à saúde, à igualdade e ao bem-estar social. Contudo, o atual cenário de exclusão digital dos idosos tem feito com que essa parcela da população dependa cada vez mais do auxílio dos mais jovens para utilizar as novas tecnologias, uma vez que grande parte dos serviços atualmente são atrelados à elas. Dessa forma, esse indivíduos são excluídos socialmente, de modo que seus direitos garantidos pela constituição permaneçam apenas no papel.


Além disso, a integração tecnológica dessa parcela da população é também questão de saúde pública, uma vez que, segundo dados da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Estado de São Paulo, tal medida estimula a função motora, visual e neurológica, além de auxiliar na prevenção à depressão e outras doenças comuns na população acima dos 60 anos. Com isso, fica evidente a dupla violação dos direitos constitucionais desses cidadãos.


Conclui-se, portanto, que medidas são necessárias para transpor a questão. Para que isso ocorra, urge que o ministério da Cidadania promova cursos gratuitos para que os idosos aprendam a utilizar as novas tecnologias, como computadores e celulares, por meio de especialistas na área, de forma a incluí-los na sociedade contemporânea e combater suas principais enfermidades. Só assim será possível que os idosos brasileiros saiam da caverna de Platão e tenham seus direitos garantidos pela constituição aplicados na prática.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde