O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Desafios da alfabetização tecnológica para os idosos

No filme "Up - Altas Aventuras", diante das várias brigas entre os personagens, é apresentado de forma clara o atual choque de gerações vivido pela sociedade. Fora da ficção, a falta de conhecimento dos idosos sobre as novas tecnologias é um problema. Assim, muitos idosos têm dificuldade para acessar serviços básicos do Estado pelo meio digital, agravando de forma demasiada a exclusão social desse grupo.


Em primeira análise, é evidente que com os avanços tecnológicos, parte das pessoas com mais idade não se adequaram a tal. De acordo com o inventor Steve Jobs, a tecnologia move o mundo, desse modo, as pessoas que não conseguem acessar os serviços oferecidos pelo meio digital, tendem a perder os benefícios de tal. Assim, podem estar mais susceptiveis a golpes e a burocracia dos meios obsoletos.


Por conseguinte, a falta de formação tecnológica tende a isolar socialmente os idosos, visto que as inovações advindas da Revolução Técnico-Científica-Informacional estão cada dia mais presentes no dia a dia das civilizações. Como resultado, a qualidade de vida da terceira idade será reduzida, podendo assim aumentar a frequência de casos de depressão e suicídio entre estes.


Diante dos fatos expostos, é mister que o Estado tome providências para superar o impasse. Desse modo, cabe ao Ministério da Educação e Cultura (MEC), promover cursos com a finalidade de ensinar os conceitos básicos de informática aos idosos. A divulgação dos cursos pode ser feita pela mídia tradicional ou de porta em porta, alcançando o número máximo de pessoas. Dessarte o choque de gerações observada em "up" será reduzido a cada dia, garantindo uma vida melhor a terceira idade em geral.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!