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Desafios da alfabetização tecnológica para os idosos

Funcionando conforme a primeira lei de Newton, a lei da inércia, a qual afirma que o corpo tende a permanecer em seu movimento até que uma força suficiente atue sobre ele mudando-o de percurso, a falta da total utilização da alfabetização tecnólogica dos idosos é um problema que persiste na sociedade brasileira há algum tempo. Com Isso, em vez de funcionar como a força suficientemente capaz de mudar o percurso deste problema, da permanência para a extinção, os mecanismos de auxílio, aliados à razão estrutural acabam por contribuir com a situação atual.


Primeiramente, é possível perceber, preocupantemente, que essa circunstância deve-se a questões político-estruturais. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística , em 2016, o número de idosos que utilizam algum meio de tecnologia cresceu cerca de 38,8 %, trazendo inúmeros benefícios, no entanto não é disponibilizado o ensino tecnológico de forma ampla a esses indivíduos. Esse dado evidencia a baixa eficiência de mecanismos de auxílio que promovam a alfabetização tecnológica desse arranjo, tais como o Ministério da Justiça e a Lei anti preconceito. Diante disso, é notório que a existência desses meios é de suma importância, mas suas ações não estão sendo satisfatórias para melhorar os índices alarmantes dessa problemática.


Além disso, é cabível afirmar que essa situação, extremamente nociva, acontece devido à razão estrutural que é o Fato Social. Segundo Durkheim, o Fato Social é uma maneira coletiva de agir e pensar, dotada de exterioridade, coletividade e coercitividade. Ao seguir essa linha de pensamento, observa -se que a lenta mudança na mentalidade de parte da sociedade, sobre a importância da alfabetização tecnólogica dos idosos, pode ser encaixada na teoria do sociólogo, uma vez que, se uma criança vive em uma família com esse comportamento, tende a adotá-lo ,também, por conta da vivência em grupo. Assim, o combate a esse problema deve começar tentando fazer com que os jovens não adotem essa maneira de agir e pensar de seus familiares, para isso é fundamental o trabalho da escola.


Infere -se, portanto, que ações conjuntas do governo e da sociedade são necessárias para a realização da mudança de percurso desse problema. Nesse sentido, para que a melhora nos mecanismos de auxílio seja firmada, urge que o Ministério da Justiça formule leis que estabeleçam a criação de centros públicos de informática especializados no ensino tecnológico de idosos, que contem com horários estendidos e profissionais capacitados, bem como adaptações físicas como rampas e corrimões, por meio do melhor investimento do dinheiro público. Outrossim, com o propósito de romper a persistência da maneira de agir e pensar, a qual gera o problema, é essencial que o Ministério da Educação e Cultura juntamente com a sociedade desperte um senso crítico nos jovens sobre tal questão, a começar por palestras educativas que retratem a importância da alfabetização tecnólogica dos idosos, e também por intermédio da implementação nos livros didáticos das diversas áreas, à conscientização das consequências que podem ser geradas no meio social pela falta desse ensino. Outras medidas devem ser tomadas, mas, como disse Oscar Wilde: "O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação".

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