Na mitologia grega, as danaides (filhas de Dánao) foram condenadas a encher de água um tonel de fundo falso por toda a eternidade. Esse mito é análogo às dificuldades que muitos brasileiros enfrentam ao buscarem complementar sua formação em estágios e se deparam com empregadores que deturpam o cargo auxiliar do estagiário como uma fonte de mão de obra barata para funções essenciais nas espresas. Nesse contexto, a prática do estágio no Brasil precisa transpor barreiras que surgem principalmente devido à ineficiência da legislação vigente e à falta de debate sobre o tema.
“Mesmo as leis mais bem ordenadas são impotentes diante dos custumes”. Esse pensamento do filósofo Maquiavel reflete o que ocorre na prática de estágios, pois, apesar de existir a Lei do Estágio, culturalmente as empresas contratam estagiários para substituir profissionais qualificados, acarretando uma carga horária e responsabilidades não condizentes com a função de aprendiz. Portanto, a criação de uma lei, por si só, não é suficiente para resolver o problema .
Ademais, as questões acerca da prática de estágio são pouco discutidas. Para entender o motivo disso, pode-se recorrer à explicação do filósofo Foucault, que defende que alguns temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Sob esse olhar, é possível entender que, na relação entre estagiário e empregador, é vantajoso para a empresa não falar sobre os direitos dos estagiários para que a relação de exploração seja mantida. Assim, os estagiários focam apenas na possibilidade de um emprego no futuro sem pensar sobre a legalidade do sistema.
Logo, é preciso que os Ministérios do Trabalho e da Educação promovam políticas públicas que envolvam palestras e debates em escolas, universidades e empresas sobre os direitos e deveres envolvidos na relação entre estagiário e empregador. Estes eventos devem ser abertos para a comunidade e seu conteúdo divulgado em redes sociais a fim de conscientizar a população sobre o tema. Desse modo, ao se tornar mais transparente, a prática do estágio se distanciará do mito grego das danaides .