ENTRAR NA PLATAFORMA
Depressão e seus impactos na sociedade brasileira

Na série "13 Reasons Why" a personagem principal acaba por suicidar-se em consequência da depressão. Contudo, na realidade, os brasileiros estão cada vez mais suscetíveis à doença que acarreta transtornos psíquicos e, em muitos casos, à morte. De outra forma, os jovens são os mais vulneráveis, adjunto aos idosos que desenvolvem a patologia por consequência do abandono da família que os deixam em lares de abrigo. Assim, fica claro que o problema além de espontâneo, também é provocado pela maldade humana. 


A princípio, é notório o quanto que a mente fértil dos jovens crie coisas além do normal. Entretanto, o excesso de imaginação pode provocar a depressão pelo simples fato da doença ser como um vírus que, ao entrar na cabeça, se alastra com muita facilidade. Segundo o psiquiatra e escritor Augusto Cury, a aceleração da mente humana desenvolve, além da depressão, vários outros transtornos psicológicos como ansiedade e síndrome do pânico. Além disso, a autoaceitação é outro motivo decorrente entre os jovens depressivos pois, em muitos casos, sofrem por se sentirem como uma piada perante à população que configura a padronização social. Em circunstâncias, a sociedade doente acaba por contaminar e causar danos graves em outras pessoas. 


Outrossim, os idosos, ao serem deixados em abrigos acabam por desenvolver o transtorno da depressão. Fato é, que por se sentirem excluídos e deixados de lado, a tristeza toma conta dos mais velhos que não são levados em consideração. Segundo o site G1, mais de 10% dos idosos no Brasil morrem por depressão. Com isso, é explícito como a desvalorização chega lado a lado com a terceira idade. 


Torna-se evidente, portanto, que, diante do exposto de que os jovens e os idosos tendem a sofrer mais com a patologia, é preciso reverter o quadro. Nesse sentido, é preciso que a Organização Mundial da Saúde -OMS-, por meio de campanhas de saúde, desenvolva pesquisas sobre a depressão a fim de conhecer mais a doença para tratá-la. Ademais, o Ministério da Saúde, por meio de propagandas de incentivo à vida, adjunto da mídia, precisa divulgar as consequências com o intuito de impedir o suicídio na sociedade. Por conseguinte, o Governo Federal precisa criar e revigorar as leis para que não hajam motivos para ridicularizar ninguém "fora do padrão". Em síntese, as leis precisam prender e multar quem desrespeitar a ordem. Somente assim, as pessoas terão mais chances de serem curadas diferente da menina de 13 reasons why.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde