O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Depressão e seus impactos na sociedade brasileira

O livro infanto-juvenil "As Vantagens de Ser Invisível" aborda a história de Charles. Um adolescente de 15 anos que ao ver seu melhor amigo se suicidar, passa a enfrentar sérios problemas psicológicos, os quais acabam se progredindo para uma grave depressão. Ao contrário do que se pensa, casos como o de Charles não são exclusivos da ficção. Visto que, um número cada vez maior de pessoas têm se tornado refém desse problema. O que traz sérias consequências não somente para o indivíduo, mas para a sociedade como um todo.


Em primeiro lugar, é evidente ressaltar que, segundo a Organização Mundial da Saúde a depressão é caracterizada como um transtorno mental crônico, que leva a vítima a enfrentar longos períodos de tristeza profunda e solidão. Embora o assunto tenha ganhado mais atenção do Estado brasileiro nos últimos anos, o que fica evidente por exemplo, na Campanha do Setembro Amarelo criada em 2015 com o objetivo de trabalhar a prevenção do suicídio, ainda hoje o tema é tratado como tabu pela maior parte dos orgãos e mídias. Prova disso são os discursos proferidos por muitas pessoas que sem um devido conhecimento, afirmam que depressão não passa de drama de quem a enfrenta. Nesse sentido, as vítimas acabam não recebendo o devido apoio e isso contribui para o agravamento da doença.


Em consequência disso, nota-se que a depressão assola milhões de brasileiros diarimante. Os quais sem receber o apoio devido, se sentem desmotivados em realizar até mesmo atividades básicas, como sair com os amigos ou ter boas noites de sono. Em decorrência disso, o paciente entra em um ciclo vicioso e se afunda dia após dias em mais sofrimento. É incontestável que após um certo período a doença pode se agravar a ponto do indivíduo enxergar na morte a única forma de se livrar de toda essa dor. Portanto, é indiscutível que medidas devem ser tomadas urgentemente, buscando o bem maior da sociedade.


Ao analisar os fatos, urge que o Governo Federal em parceria com as escolas, crie uma lei que torne obrigatória a presença de um profissional da área, como psicólogos, em ambientes escolares. Os quais possam oferecer toda ajuda e orientação adequada aos alunos. Além disso, é papel da mídia, como detentora de grande poder de perssuasão, alertar diariamente sobre os riscos que a doença pode proporcionar, por meio de propagandas em redes sociais como o faceook, com o intuito de atingir o maior número de pessoas possíveis. Somente assim, situações como a enfrentada por Charles no filme, ficará restrita a ficção.


Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!