O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Depressão e seus impactos na sociedade brasileira

Na Grécia antiga, havia afirmações de que o medo e a tristeza prolongados significava melancolia, e as doenças mentais eram associadas a punição dos deuses como algo feito desagradável. Diante disso, percebe-se que a depressão tem impactos negativos na sociedade desde a antiguidade, pois desde então a sociedade trata a doença como algo melancólico. Portanto, são evidentes os impactos da depressão desde a Grécia antiga, de modo que a forma com que a sociedade trata a doença e o descaso da saúde pública com as pessoas que sofrem essa doença, só contribuem para os agravos e surgimento de novos casos.


Inicialmente, é importante ressaltar o histórico da doença conhecida como "o mal do século", que na Grécia era conhecida como melancolia, castigo dos deuses e coisas similares. Tais fatos, demonstram que desde a antiguidade a doença não é levada a sério pela sociedade, que age com falta de empatia e incompreensão com quem sofre desse mal. Além disso, há ainda a questão da culpabilização, em que a sociedade tem uma necessidade de indicar um culpado pelo depressão e/ou pela suicídio. Como exemplo disso, tem-se a série "13 reasons why" que descreve exatamente um caso de suicídio de uma jovem, de modo que todos procuram um culpado específico, sendo que o motivo do suicídio acarretado da depressão não era um motivo específico, mas sim uma série de fatores aos quais ninguém conseguia enxergar.


Seguidamente, tem-se como outro grande fator agravante da depressão, o descaso da saúde pública que oferece um suporte insuficiente para o tratamemto da doença que é considerada a segunda causa de morte no mumdo entre os jovens e adolescentes, segundo a OMS. Contudo, tal descaso contrapõe uma das diretrizes principais do SUS, sendo ela a integralidade- que garante e contempla um conjunto de ações de promoção, prevenção de riscos e agravos da saúde e assistência e recuperação de doentes -, fazendo com que esses direitos sejam negligenciados.


Após às situações apresentadas, conclui-se que para que a depressão tenha seus impactos e agravos diminuídos , são necessárias medidas de conscientização e aperfeiçoamento. Por isso, para que haja uma modificação no modo em que a sociedade trata a doença, são cabíveis medidas de conscientização, por meio de propagandas elaboradas pelo Ministério da Saúde expostas através das mídias principais- televisores e Internet-, de modo a alcançar o público que sofre de depressão e pessoas que conheçam alguma outra que esteja passando por essa situação. Tudo isso, com a finalidade de fazer com que as pessoas que sofrem com a doença se sintam acolhidas e procurem ajuda. Por conseguinte, faz-se necessário ainda, o aperfeiçoamento da integralidade colocada em prática pelo SUS, através do Ministério da Saúde juntamente com as prefeituras, para que as pessoas tenham o suporte necessário em todas as fases do tratamento.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!