O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Depressão e seus impactos na sociedade brasileira

A depressão é uma doença que têm sido cada vez mais frequente e ainda é vista como um drama e egoísmo por parte da vítima, além de ser alvo de piadas na sociedade e nas redes sociais. Por esse motivo, medidas de consientização e de amparo às vítimas devem ser priorizadas para reverter esse aumento contínuo de casos de depressão.


Essa doença passa despercebida diariamente na sociedade brasileira. A população não tem preparo para identificar uma pessoa com indícios de depressão e esse reconhecimento é dificultado porque as vítimas sentem-se inseguras em compartilhar seu problema e isso ocorre pelo fato da depressão ainda ser banallizada e desvalorizada na cultura popular por meio de piadas e tirinhas a ridicularizando.


Ademais, a insegurança da vítima é causada, na maioria dos casos, pelo medo criado em sua cabeça de uma possível rejeição da família e amigos ou se tornar alvo de gozação na escola e nas redes sociais, justamente pela irrelevância dada a doença. Além disso, o egocentrismo e a falta de conhecimento da sociedade brasileira dificulta a diminuição dos casos de depressão.


Dado o exposto, cabe o Ministério da Educação realizar workshops em escolas com palestras aberta ao público da qual psicólogos e especialistas em tratamento de depressão instruirão como identificar e como ajudar uma pessoa que sofre da doença, assim, a sociedade se consientizará e estará capacitada para contribuir mutuamente com o governo ao combate à depressão. Para mais, em conjunto, desenvolver grupos de amparo social para auxiliar vítimas da depressão, colocando em prática todo conhecimento adiquirido no workshop.


Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!