O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Depressão e seus impactos na sociedade brasileira

A depressão vem sendo considerada e temida como a doença do século. Trata-se de uma doença extremamente silenciosa e que aos poucos ataca todo sistema psicológico, cognitivo e social. É fato que, na sociedade comtemporânea, a sociedade tem passado cada vez mais por estresse devido a correria do dia-a-dia, seja no transito, no trabalho ou mesmo na escola. Isso traz sérios problemas de maneira geral, como a falta de tempo, má alimentação , não dormir a quantidade de horas necessária para reabilitação do corpo e etc.


Segundo Shekhar Saxena, diretor de departamento de Saúde Mental e Abuso de Substâncias da OMS (Organização Mundial da Saúde), 50 % das pessoas que sofre dessa doença não a reconhece e, por isso, não procuram nenhuma ajuda ou tipo de tratamento psicossocial. É de caráter basilar, ainda, salientar que a depressão evidência uma série de alterações químicas no organismo, como nos neurotransmissores serotonina e dopamina atuando como um regulador do humor, sono, apetite, metabolismo e ritmo cardíaco. Tendo em vista, a perseguição dessa crescente patologia na sociedade, com bases nos dados da OMS, 20 milhões de pessoas tentam se suicidar a cada ano.


Além disso, o mal do século XXI é silencioso, rápido e fatal. Ele não escolhe região, etnia, idade ou sexo, no entanto, a mulher é mais suscetível a doença, principalmente no período de pós-parto, devido às inúmeras cargas de hormônios durante todo o processo de gravidez. Cabe ressaltar, que a depressão está diretamente correlacionada a uma neoplasia, por meio, da infecção e proliferação desse mal ceifando vítimas em todos os âmbitos sociais, como também, por circunstâncias de estresse, desemprego, conflitos familiares, término de relacionamentos, bipolaridade e doenças cardiovasculares.


É evidente, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem a construção de um mundo melhor. Destarte, a imprensa deve investir em meios de conscientização por meio de propagandas de modo a alcançar o maior número de pessoas possivel para garantir a um maior conhecimento e meios para a sociedade lidar com a depressão. Como já dito pelo pedagogo Paulo Freire, a educação transforma as pessoas, e essas mudam o mundo. Logo, o Ministério da Educação (MEC) deve instituir, nas escolas, palestras ministradas por psicólogos, que discutam o combate a depressão, a fim de que o tecido social se desprenda de certos tabus para que não viva a realidade das sombras, assim como na alegoria da caverna de Platão.


Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!