Atenção!

promoção válida por dias horas minutos segundos

Democratização do acesso aos livros

 Segundo o filósofo Sócrates, “uma vida não refletida, não vale a pena ser vivida”. Trazendo essa reflexão para o contexto do século XXI,é necessário refletir sobre as barreiras que impedem o progresso da nação brasileira. Uma dessas barreiras é a dificuldade de acesso à leitura. Pois, conforme dados da pesquisa "Retratos da leitura no Brasil", realizada em 2016, o Brasil perdeu 4,6 milhões de leitores em 4 anos. Isso, é devido a crise econômica instalada no país, que impossibilita o poder de compra do brasileiro, e devido ao irrelevante número de bibliotecas construídas ao redor do país.De acordo com a lei da inércia, desenvolvida por Isaac Newton, toda ação tem uma reação. Logo, a falta de democratização do acesso aos livros gera consequências, como a redução de empregos e o aumento no número de analfabetas funcionais.


 Outrossim, perante a Crise Econômica que o Brasil se encontra, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, divulgou uma proposta de taxar os livros em 12%. Em consequência, essa proposta causará um impacto na democratização da leitura, dado que, em concordância com uma pesquisa do Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultura, 27 milhões de brasileiros nas classes C,D e E são consumidores de livros. Isto é, com o aumento no preço dos livros, os cidadãos das classes mais baixas reduzirão sua compras em livrarias. Dessa forma, irão reduzir o lucro desses estabelecimentos, o que poderá acarretar na redução de empregos. Por conseguinte, é indispensável democratizar os preços dos livros em todas as livrarias, a fim de gerar mais empregos e manter o hábito da leitura em todas as classes.


 Ademais, a criação da primeira Biblioteca Nacional só foi realizada a partir da chegada da Coroa Portuguesa no Brasil. Ou seja, antes do século XIX a população não tinha acesso a nenhum tipo de educação. Consequentemente, a falta de incentivo à leitura colaborava para que a população não desenvolvesse uma visão crítica sobre os problemas sociais da época. À vista disso, pode-se afirmar que o ínfimo número de bibliotecas (7,7 mil bibliotecas públicas em todo país, consoante ao site "Correio Braziliense") dificulta no aprendizado, tendo em vista que a leitura ajuda na aquisição de novos conhecimentos, no enriquecimento do vocabulário e na capacidade de argumentação. Em razão disso, é fundamental a construção de mais bibliotecas no Brasil, uma vez que, a criação desses ambientes ajudará aos cidadãos a terem um maior domínio da língua portuguesa, isto posto, reduzirá no número de analfabetas funcionais.


 Portanto, medidas são necessárias para democratizar o acesso aos livros para a população brasileira. O Ministério da Educação, por meio de um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados, deve propor às Instituições de ensino a realizarem visitas escolares a bibliotecas locais.Nele, deve constar que em toda visita escolar, cada aluno receberá de brinde 2 livros de acordo com a sua idade. Espera-se, por meio dessa medida, incentivar o hábito da leitura nos alunos e tornar o Brasil um país sem barreiras que impeçam o progresso da nação.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!

Como Funciona

CORREÇÃO DE REDAÇÃO PARA O ENEM E CURSO REDAÇÃO NOTA 1000
COMO FAZER UMA REDAÇÃO E MAIS DE 300 TEMAS DE REDAÇÃO

Livro aberto

Escolha um dos temas de redação

Escolha um tema de redação para sua redação ENEM, Vestibular ou Concurso. Aqui nós temos o método perfeito de como escrever uma boa redação para você alcançar a redação nota mil.

Redação

Faça sua redação nota 1000

Digite a redação na plataforma ou escreva no papel, tire uma foto e envie para nós. Na Redação ENEM 2019 a cada 10 alunos do Redação Online 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos.

Corretor

Nós fazemos a correção da redação

Professores especialistas farão a correção no modelo ENEM 2020, vestibular ou concurso com o método inovador que milhares de alunos já experimentaram e aprovaram

Realização

Verifique a pontuação da sua redação

Você recebe sua avaliação com pontuação, comentários detalhados e com indicações de como aperfeiçoar sua escrita para atingir a nota 1000 na redação do ENEM!

O que é o Redação Online

O Redação Online foi a primeira plataforma de correções de redação do Brasil e criou um método inovador de correção de redação ENEM, vestibulares e concursos, que em poucos meses aperfeiçoa as notas de qualquer aluno que use nossa ferramenta através do acompanhamento dos melhores especialistas treinados e certificados do Brasil.

Em 2017 nos tornamos a única Startup de Educação no mundo acelerada pelo Facebook, recebemos o prêmio “Talentos da Educação” da Fundação Lemann e o InovAtiva Brasil, o que é um claro reconhecimento do impacto que causamos na educação brasileira.

A correção é humanizada pois queremos estar junto com você no momento de enfrentar uma das provas mais difíceis do ENEM, vestibular ou concursos, que é a redação. Nós acreditamos em você e por isso os nossos resultados são incríveis: a cada 10 alunos do Redação Online, 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos. Lembre-se: na Redação não dá pra chutar.

Nosso método é simples, intuitivo e gera resultados. O Redação Online é muito mais que uma correção, é uma experiência completa que vai te levar até a aprovação dos seus sonhos!

Quero ser aprovado