ENTRAR NA PLATAFORMA
Demarcação de terras e impactos na cultura indígena

 A Constituição Federal de 1988, garante por lei a demarcação de terras indígenas, isto é, o direito dos povos indígenas à terra. Apesar de isso ter um valor para a preservação dessa cultura, essa lei não é colocada em prática visto que muitas terras são invadidas. 


 Inicialmente, é preciso entender a importância da proteção da identidade indígena. Os índios ocupam o espaço brasileiro muito antes da chegada dos europeus, ou seja, todo o território pertencia à esse povo porém os colonizadores tomaram para si. Nessa situação, torna-se obrigação manter a sua cultura em respeito a esses habitantes. 


 Contudo, muitas terras são dominadas. Infelizmente, as tribos são tratadas com preconceito por grande parte da população. De acordo com o SPI, 213 indígenas foram assassinados entre 2003 e 2010 em conflitos por demarcação de terras. Desse modo, verifica- se a ineficiência nas políticas de proteção aos índios. 


 Portanto, a fim de garantir ao índios seu direito à terras, cabe ao Ministério dos Direitos humanos a criação de serviços regularizados que contribua de maneira eficiente com esse problema. Tal medida visa combater o impasse de forma precisa e democrática. 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde