ENTRAR NA PLATAFORMA
Demarcação de terras e impactos na cultura indígena

Passando pela colonização, seguindo por épocas de mornaquias e república chegamos ao regime atual brasileiro, a democracia representativa. No entanto, ao analisar-mos essas fases percebemos um personagem que vem perdendo a sua força e terras gradativamente. Esse é o índio, o qual passou de população pioneira para esquecida. Porém, não podemos permitir que sejam deixados de lado, pois a cultura e a identidade do nosso país tem a sua essência neles.


Antes de tudo, devemos relembrar que a cultura indígena nunca foi afim com a dos homens brancos. Entretanto, com o advento da globalização a supremacia cultural branca fagocitou diversas outras. No Brasil isso só não ocorreu com a totalidade das tribos indígenas devido às reservas , as quais expeliram elas momentâneamente dessa questão. Por outro lado, com a modernização agrícola proveniente da Revolução Verde as terras antes improdutivas tornaram-se lucrativas. Com isso o avanço as terras indígenas tornou-se mais uma vez uma solução.


Além disso, pesquisas feitas pelo IBGE apontaram par um um freio histórico nas demarcações de terras indígenas. Consequentemente, latifundiários e extrativistas viram-se com o caminho aberto para ampliar as suas atividades de exploração mineral e agropecuária. E tais procedimentos foram realizados majoritariamente em terras indígenas, evidenciando assim um grande descaso para com esso povo.


Em suma, é notório que os índios devem ser auxiliados, pois esses vêm sofrendo com modificações em suas vidas desde a colonização. Por isso, o governo federal em conjunto com a FUNAI ( Fundação Nacional do Índio ) precisam proporcionar uma melhor vida à eles, por meio de uma homologação mais rápida das terras e reservas indígenas, além de implementar nas escolas infantis o estudo e respeito às culturas desses povos, a fim de gerar brasileiros mais conscientes. Pois só assim restituiremos aos índios os direitos naturais,retirados deles com a portuguesa.





Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde