ENTRAR NA PLATAFORMA
Demarcação de terras e impactos na cultura indígena
Os indígenas foram os primeiros povos a habitar as terras brasileiras, contudo, no dia 22 de Abril de 1500, colonizadores portugueses ancoraram no território nativo, dando início à exploração e doutrinação. Nessa perspectiva, acredita-se que os desafios vividos por povos indígenas possam ser identificados, não somente em raízes históricas, mas também na difícil inserção destes indivíduos na sociedade.
Deve-se pontuar, de início, que a expansão de terras para o desenvolvimento urbano, construções destinadas a industrialização e agronegócio vivem uma ascensão no país. De acordo com o site El Pais, neste ano, um cacique no Maranhão foi morto e o motivo do homicídio foi provocado por interessados em explorar a reserva indígena. Esses fatores acabam gerando conflitos entre nativos e aquelas pessoas que buscam obter a posse de terra.
Consequentemente, os nativos são obrigados a migrarem para as cidades em busca de melhores condições de vida. Todavia, a maioria dos indígenas encontram dificuldades para conseguir se inserirem nas cidades, seja para conseguir emprego ou até mesmo para ter um acesso à saúde pública, agravados pelo preconceito a estes indivíduos.
Portanto, a escola em consonância com os professores, deveriam abordar a participação do indígena na história do Brasil e criar a semana do índio, com o intuito de levar a questão indígena para o ambiente escolar, para que as crianças possam entender seus costumes e suas culturas de forma real. Dessa forma, o Brasil deixaria de ser um lugar de desigualdade e transformar-se em um lugar para todos.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde