O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Crise penitenciária no Brasil

A ATENÇÃO É NECESSÁRIA
O sistema carcerário brasileiro passa por um período problemático, onde inconvenientes como superlotação, alto índice de reincidência criminal e descaso com a população carcerária vem acarretando em uma grave crise que pode vir a eclodir a qualquer instante. Com tais números apenas aumentando a cada ano, fica evidente a necessidade de maior atenção e preocupação a respeito de tal problema.
Segundo índices do jornal El País, em algumas regiões do país a porcentagem de lotação de presídios chegam a superar 250% do ideal, e com isso a falta de produtos básicos para a manutenção de saúde e higiene, junto de uma alimentação adequada, aumenta. A partir disso, detentos se revoltam e relações dentro do presídio se tornam instáveis, trazendo insegurança não só para funcionários, como para a população no geral, que teme a fuga dessas pessoas.
Já os índices de reincidência criminal, que beiram 70% de acordo com pesquisas realizadas pelo jornal A Folha de São Paulo, demonstram a necessidade de projetos e treinamentos para profissionalização dessas pessoas, visto que em países como a Noruega tal método contribuiu muito para que tivessem uma das mais baixas reincidências, sendo próximo de apenas 20%.
Sendo assim, é clara a necessidade de maior atenção e ação de órgãos governamentais da segurança pública para fiscalização dos presídios, de como estão funcionando e cuidando dos detentos, visando também criar parcerias com empresas para buscar a profissionalização dessas pessoas para que assim os índices de reincidência e também de violência baixem e o país se torne potencialmente menos violento.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!