O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Crise penitenciária no Brasil

Preso em um ciclo
A música "Diário de um detento" do grupo Racionais MC's, mostra a realidade degradante em que se encontra o sistema carcerário brasileiro, marcado por lotação e maltrato aos encarcerados. Em suma, para acabar com a crise penitenciária no Brasil, é necessária a adoção de programas sociais, para que assim, o índice de reincidências diminua e seja oferecido uma segunda chance para aqueles que a buscam.
Segundo o Ministério da Justiça, o Brasil possui 622 mil detentos, mas a quantidade de vagas nas penitenciárias não passam de 370 mil. Isso acontece, entre outros motivos, pela demora com que esse casos são julgados. Também de acordo com o Ministério, três em cada dez presos esperam ser julgados. Com isso, muitos indivíduos que podem ser inocentados acabam ficando meses em presídios, aumentando a população carcerária. Além disso, a chamada "guerra às drogas" intensificou o número de presos, já que tal lei deixa margem para a interpretação do juiz, podendo este avaliar o infrator como dependente ou traficante, fazendo com que usuários sejam condenados.
Ademais, outro fator que explica essa situação é o índice de reincidência. Segundo estatísticas oficiais, 70% das pessoas que deixam a prisão acabam cometendo crimes novamente. Isso acaba acontecendo, pois, muitas vezes, um preso que foi indiciado por um crime leve acaba ficando na mesma cela de indivíduos de organizações criminosas, de modo que, ao voltar para a sociedade, sofrendo preconceitos e com dificuldade de encontrar um emprego, este acaba participando de facções com que teve contato na cadeia, por ser a única fonte de renda que lhe é oferecido.
Em conclusão, medidas devem ser tomadas onde os indivíduos que cometeram crimes sejam tratados com dignidade, para que assim, depois de concluída sua pena, este possa retornar à sociedade. Cursos profissionalizantes devem ser oferecidos pelo Governo Federal, para que, em uma parceria entre Ministério do Trabalho e empresas privadas, seja oferecido oportunidades de emprego, diminuindo o número de reincidências. Contudo, por parte do Judiciário, deve-se agilizar o sistema de julgamentos, oferecendo penas socioeducativas para crimes leves, diminuindo o número de presos e evitando o contato com facções. Assim, podemos esperar viver em um país melhor, onde segundas chances podem ser oferecidas e aproveitadas.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!