O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Crise hídrica no Brasil

Crise hídrica no Brasil

     Em uma das frases de Tales de Mileto, ele teria dito que “o universo é feito de água”, pois, ela é fonte de vida. Entretanto, muitas pessoas no Brasil, não tem acesso à água potável, tendo como principais causas para esse problema, a diminuição do nível de chuvas e o desperdício desse fluído.

     Em primeira análise, a crise hídrica é resultado dos baixos níveis de água nos reservatórios, que deveriam estar normais para a população. Ademais, o desmatamento na floresta amazônica, está relacionado a falta de chuva, pois, segundo o professor Pedro Cortês, do Instituto de Energia e Ambiente (IEE), “a pastagem que substitui as áreas de mata, não consegue atingir os aquíferos. Assim, há uma redução da umidade atmosférica e, consequentemente, diminuição do volume de chuvas”. Dessa forma, é importante a reformulação desse problema.

     Em segunda análise, além do uso irracional da água pelas pessoas, o setor agrícola desperdiça uma grande quantidade do líquido. Cerca de 70% desse fluído é usado na irrigação, porém, durante esse processo, entre 50% e 60% acaba sendo perdido, devido à má gestão dos recursos hídricos e a evaporação. Além disso, a utilização de agrotóxicos, também contribui para esse problema, pois, esses insumos contaminam o solo, diminuindo a disponibilidade de água.

     Portanto, medidas devem ser tomadas. Sendo assim, o Ministério do Meio Ambiente, por meio de mídias televisivas, deve publicar assuntos para a conservação da água, como: utilizá-la racionalmente, reduzir o consumo de pesticidas, conservar as bacias hídricas, usar técnicas de irrigação mais eficientes e diminuir os desmatamentos. Com o intuito, de que os níveis de chuva aumentem e toda a população possa desfrutar corretamente, deste bem tão precioso.

 

 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!