O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Crise hídrica no Brasil

   Observando-se o cenário brasileiro atual, percebe-se o enfrentamento de certas crises, entre elas, a hídrica. No início de 2020 ocorreu um imprevisto no Rio de Janeiro, que foi marcado pela água potável aparecer turva, com cheiro e gosto. Outros problemas hídricos são enfrentados pelo Brasil, como: a seca de corpos d'água, a falta de humidade do ar, a escassez de chuvas e a carência de água para atividades essenciais para a vida humana.


    A priori, um exemplo de seca dos corpos d'água ocorreu na floresta amazônica devido ao seu desmatamento e essa seca teve consequências em escala nacional. Pois além da seca de rios do solo, secaram também rios aéreos,esses que transmitiam umidade para as regiões centro-oeste, sudeste e sul do país, as quais estão cada vez mais secas, causando assim diversos problemas respiratórios nos seres humanos.


    Outrossim, com a presença do problema hídrico, os seres humanos ficam mais suscetíveis a riscos na sua segurança alimentar e nutricional, já que a agropecuária  tem problemas na produção de alimentos a partir da escassez d'água, tais alimentos vão para o mercado com preço maior, afetando assim principalmente as pessoas de classes econômicas mais baixas.


    Em virtude dos fatos mencionados, torna-se necessário que o Ministério da Agricultura promova uma maior fiscalização na floresta amazônica, por meio de guardas ambientais, para evitar futuros desmatamentos. Não menos importante, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) deve promover uma regulação e monitoramento da qualidade das águas e melhor planejamento da distribuição das mesmas, para que futuras crises hídricas sejam evitadas  ou que o país esteja preparado para enfrentar as próximas.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!