O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Criptomoedas e impactos na economia

No livro “Utopia”, escrito pelo filósofo Thomas More, é apresentado uma sociedade equilibrada que prioriza o bem-estar de todos, e inclusive, estima a sua população a se educar. Distante dessa obra fictícia, no cenário hodierno brasileiro, o acesso à discussão e o conhecimento sobre as criptomoedas, famosas a partir de 2017, se encontra centralizado e restrito. É imperioso a análise dos aspectos, como a desigualdade de educação financeira e o impacto sofrido nas relações econômicas, a fim de compreender a questão e articular soluções.


 Em primeiro ponto, a educação financeira desigual e precária da população corrobora com a restrição de informações sobre as moedas virtuais. Dado que uma grande parte da sociedade possui problemas na administração da sua renda e desconhece informações essenciais sobre investimentos e capital. Além disso, soma-se a problemática, o ensino financeiro aquém do necessário nas escolas. Acerca desse tema, o educador Paulo Freire defendia a educação como ferramenta de transformação social, nesse contexto, a qual pode alterar a conjuntura atual e possibilitar à todos o uso e a compreensão das criptomoedas.


 Consequentemente, os grupos hegemônicos são beneficiados no setor econômico. Eles obtêm mais privilégios, devido à fatores como o capital, por exemplo. Ademais, o investimento já é um elemento comum a esses grupos, e as moedas virtuais, como o Bitcoin, são uma das alternativas mais seguras para investir. O filósofo Aristóteles alegava a justiça como base da sociedade. No entanto, pontua-se como injustiça o cenário atual, porquanto indivíduos distantes dos grupos hegemônicos possuem mais obstáculos em seus caminhos, enquanto que os quais são auxiliados no âmbito da economia, desestruturando a base da sociedade.


 Dado o exposto, é evidente a necessidade de ações atenuantes. Cabe ao Estado, devido ao seu importante papel, por meio das escolas, criar disciplinas voltadas à educação financeira e questões econômicas, com o intuito de preparar os estudantes. Aliás, concerne a mídia, a transmissão de informações sobre moedas virtuais de forma simples para a população, através dos meios de comunicação, como por exemplo TV e Internet, a fim de universalizar o acesso. Desse modo, é possível conquistar a justiça e restaurar a base da sociedade.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!