O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Crimes cibernéticos no Brasil

No filme "Hackers", é retratada a história de um adolescente que invadiu o sistema de Wall Street. Ao longo da trama, a narrativa revela o poder de mal uso da internet e suas consequências. De maneira análoga, a questão dos crimes cibernéticos, no Brasil, enfrenta grandes dificuldades no que tange ao assunto. Assim, cabe análise de causas, consequências e possível solução da problemática.


Primeiramente, vale destacar os motivos que ocasionam os crimes cibernéticos. Segundo o site "em.com.br", um fato que contribui para a ação criminosa é o descuido da população. Outrossim, o site aponta que a falta de conhecimento por parte dos cidadãos e a vunerabilidade dos dispositivos celulares, acarreta no aumento dos crimes. Dessa forma, é evidente que, o destreino da população provem da negligência do governo, gerando um ambiente perfeito para invasões.


Por consequência, é importante enfatizar os efeitos desse fenômeno. Em 2012, a atriz, Carolina Dieckmann, teve seu computador invadido e suas fotos íntimas disseminadas na internet. Além disso, não há somente danos morais, de acordo com o site "uol", o prejuízo em 2017 foi de 22 bilhões de dólares, afetando 62 milhões de brasileiro. Dessa maneira, somente a evolução da tecnologia não será suficiente se não houver a evolução do ser humano.


Por fim, para que as previsões do filme "Hackers" sejam apenas ficção é necessária uma ação urgente do Estado. Assim, o Governo Federal, em parceria com empresas especializadas na área, por meio de impostos arrecadados, deve investir na criação de ferramentas "anti-invasores", como também no agravamento das penas para os criminosos. Ademais, concerne ao Estado o estímulo da pauta nos meios comunicativos, mediante a cursos gratuitos e workshops, com o fito de habilitar a populção e amenizar o quadro atual. Espera-se , com isso, que possamos dar o primeiro passo na evolução de uma nação, como afirma Oscar Wilde.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!