O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Crimes cibernéticos no Brasil

Em sua obra "Canção do exílio", o escritor Gonçalves Dias, demonstra seu saudosismo pelo Brasil, ressaltando sua beleza. No contexto atual, porém, acredita-se que o escritor não sentiria saudade e exaltaria de tal forma o país quando exposto o aumento do número de crimes cibernéticos neste, visto que isso se mostra como um imenso atraso social. Sob essa perspectiva, percebe-se que a problemática persiste intrínseca a realidade não só pela falta de educação informática dos usuários, mas também pela falta de estrutura das empresas para combaterem esses crimes virtuais, tornando necessário uma intervenção que altere esse cenário.


A princípio, a lacuna educacional da população, em relação a segurança dos dados dos dispositivos, se mostra como um importante complexo dificultador a ser retificado. O filósofo Immanoel Kant defende que o ser humano é resultado dos ensinamentos que lhe foi proporcionado. De maneira análoga a esse pensamento, nota-se uma certa inocência dos usuários ao se sentirem protegidos após depositarem suas informações pessoais em aparelhos eletrônicos e acreditarem não estarem submetidos a invasões e diversos crimes cometidos através desses.


Vale ressaltar, também, a falta de estrutura das empresas de tecnologia para a criação de um sistema de proteção eficiente contra crimes virtuais. Na série "Control Z", da Netflix, é retratada a história de um invasor que tem acesso a todas as informações pessoais dos alunos através da conexão a rede wi-fi da escola. Não distante da realidade, é notória a facilidade em conseguir dados do equipamento, uma vez que, ainda, não é possível ter um completo controle sobre essas ações.


Com isso, torna-se fundamental, portanto, a elaboração de medidas estratégicas para a correção da problemática. Logo, cabe ao Ministério Público Federal (MPF), no papel de figura que garante a segurança pública, em parceria com empresas que fabricam tais dispositivos, investir na criação de mecanismos que reforcem a proteção dos usuários e dificultem a ação dos invasores, de modo que aumente a confiabilidade das informações e traga um maior conforto para todos.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!