O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Crimes cibernéticos no Brasil

 


 Na série "Os Simpsons", é narrada a vida de Homer, homem que teve seu aplicativo bancário invadido e suas informações roubadas. Na obra, mesmo prestando queixa à polícia, nada foi feito contra os criminosos, pois seu anonimato nunca foi quebrado. Semelhantemente à ficção, a questão dos crimes cibernéticos, no Brasil, é danosa à segurança e economia nacionais, uma vez que os dados dos cidadãos e das empresas não estão protegidos. Esse cenário nefasto deriva da ineficácia estatal e dos seus efeitos negativos. 


 Em primeiro lugar, é do saber público que o Estado tem sido ineficaz no setor investigativo. De acordo com dados do Ministério da Justiça (MJ), cerca de 78% dos crimes cometidos no ambiente virtual acabam sendo arquivados, pois o real perfil dos usuários não é descoberto, porque os cibercriminosos usam tecnologia superior à usada pela Polícia Federal (PF), responsável pelas investigações. Desse modo, sem a intervenção dos órgãos competentes, os bandidos on-line têm um ambiente favorável às suas obras ilícitas, pois suas infrações não serão julgadas e eles nunca serão punidos legalmente, o que aumenta não somente a criminalidade, mas também o sentimento de insegurança por parte da população e dos empresários; algo grave que deveria ser inexistente em um país adotante do Marco Civil da Internet, que prevê a segurança de dados, como o Brasil. 


 Em suma estão os efeitos negativos da impunidade na internet brasileira. De acordo com o Fundo Monetário Internacional, empresas transnacionais, como a Coca-Cola, tendem a não instalar, em países de pouca segurança cibernética, muitas etapas importantes de sua cadeia produtiva, como a administrativa, o que aumenta o número de desempregados. Dessa maneira, o PIB(soma das riquezas produzidas pelo país em um ano) e a economia nacional entram em colapso, pois os brasileiros têm menos oportunidades de emprego, o que, por sua vez, aumenta a concentração de renda e diminui a qualidade de vida. 


 Por isso, de modo a acabar com os crimes cibernéticos e aumentar a segurança, o MJ, por meio de ordem executiva, deve destinar mais verba a órgãos como a PF, para que o maquinário possa ser substituído por tecnologia moderna e segura. Feito isso, o Brasil tornar-se-ia um país onde não haveria crimes sem punição legal, o número de empresas e empregados subiria e casos como o de Homer não seriam uma realidade.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!