ENTRAR NA PLATAFORMA
Crimes cibernéticos no Brasil

   Durante a Segunda Guerra Mundial, cientistas criaram o computador com o objetivo de auxiliar o exército a fazer cálculos de balística. Entretanto, nos dias atuais o seu uso, em conjunto com a internet, está relacionado com a prática de criação de relações sociais e de trabalho. Apesar do avanço da tecnologia ser um ponto positivo na condição de vida do ser humano, há também os pontos negativos. Por exemplo, os crimes cibernéticos, que ameaçam o emocional do indivíduo, muitas vezes levando à depressão e ao suicídio.


   Em primeiro lugar, é notório salientar que problemas cibernéticos ainda são recentes, devido ao pouco tempo em que a internet se popularizou entre as pessoas. Em razão disso, somente em 2012 é que se criou uma lei no Brasil que punia crimes desse tipo, mais especificamente, após a ocorrência de um episódio com a atriz Carolina Dieckmann. Já que, os criminosos invadiram e roubaram fotos íntimas do aparelho da atriz e ainda a chantagearam para que as fotos não fossem publicadas, no fim ela fez um boletim de ocorrência e a lei Carolina Dieckmann acabou entrando em vigor.


   Em segundo lugar, o fato do Brasil ser o segundo país no mundo com maior número de crimes cibernéticos, conforme um relatório da Norton Cyber Security, em 2017, evidencia que esse tipo de problema é recorrente no país. Assim como é retratado na série televisiva americana chamada “13 Reasons why”, que aborda a temática de crimes virtuais, inclusive o cyberbullying, que é a violência praticada através de tecnologias, dentro do universo dos adolescentes que acabam sofrendo de depressão e cometendo suicídio por conta desses ocorridos.


   Portanto, medidas devem ser tomadas para que o Brasil possa sair do topo do rank de países com maiores números de crimes cibernéticos no mundo. Dessa forma, o Governo deve criar campanhas de conscientização em escolas públicas por meio de palestras ou peças teatrais com a ajuda dos professores, para que as crianças desde cedo aprendam a respeitar ao próximo, seja pessoalmente ou na internet. Assim, visando minimizar o número de casos de pessoas que são vítimas desse tipo de crime.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde