ENTRAR NA PLATAFORMA
Crimes cibernéticos no Brasil

 No seriado norte-americano “Mr. Robot”, o personagem “Elliot” é um hacker especializado em realizar furtos e roubos mirabolantes, por meio da internet, com objetivo de falir certas empresas consideradas “corruptas”. Fora da ficção, esta é a realidade de uma grande parcela demográfica ao redor do mundo que, em algum momento, foi afetada por ações cibernéticas ilegais. Neste âmbito, a falta de prevenção por conta dos usuários e a facilidade do acesso à internet são os principais motivos que facilitam os crimes cibernéticos no Brasil.


 De maneira inicial, é possível verificar que as taxas de contas bancárias invadidas pela internet, no Brasil, aumentam gradativamente. Segundo o noticiário “G1”, houve um aumento, a partir de 2010, de 8 milhões de roubos cibernéticos no país, além do mais, o mesmo noticiário ressalva que os usuários não possuem o devido cuidado ao usar as redes sociais em seus dispositivos celulares, o que auxilia a ocorrência de tais ilegalidades. Por isso, a falta de prevenção por conta dos usuários é um fator que propicia os crimes cibernéticos.


 Em segundo plano, nota-se que há um alto número de indivíduos conectados na internet que cedem, pelas redes sociais, informações cruciais sobre si. De acordo com o jornal “OGLOBO”, o barateamento dos aparelhos celulares e dos planos de internet possibilitam, de maneira inacreditável, o acesso às redes sociais e aplicativos bancários, o que viabiliza, lamentavelmente, eventuais casos de crimes cibernéticos no Brasil. Logo, a facilidade do acesso à internet é um dos intensificadores para a ocorrência de furtos no meio digital.


 Diante disso, é necessário combater, urgentemente, os crimes cibernéticos no Brasil. Portanto, cabe ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e ao Ministério da Justiça analisar e punir, por artifício de fiscalizadores cibernéticos e por profissionais da área tecnológica, possíveis indivíduos que usam a internet com o propósito de efetuar crimes, tendo como objetivo encerrar com tal prática no Brasil. Além disso, é necessário conduzir parte da verba federal para a mídia nacional a fim de ensinar as medidas preventivas dos meios digitais para a sociedade brasileira. Somente assim, ações como de “Elliot” não ocorrerão.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde