ENTRAR NA PLATAFORMA
Crimes cibernéticos no Brasil

  A série mexicana “Control Z”, aborda a temática da superexposição de dados na internet por um hacker, o que configura em crime cibernético . Fora da ficção, no Brasil, a realidade não é diferente. Pois, diariamente, as pessoas são vítimas dos famosos hackers, seja por terem seus aparelhos eletrônicos hackeados e subtraídos informações ou na questão da exposição de dados pessoais.


  A priori, convém destacara a constante invasão dos celulares, tabletes e afins. Paralelo a isto, a “Lei Carolina Dieckmann”, inspirada na atriz Carolina Dieckmann, pune quem comete delitos informáticos. Tal lei foi criada após o vazamento de informações e fotos da artista na internet. Contudo, embora haja normas e consequências para quem descumpri-las, é comum haver o furto e divulgação de fotos íntimas, conversas, vídeos pessoais… por hackers. Desse modo é inadmissível que medidas de maior assertividade não sejam tomadas a fim de conter a situação.


  Ademais, também vale ressaltar a exibição de contas bancárias e cartões de crédito. De maneira análoga, a página de hackers “Anonymous Brasil” -reiteradamente- divulga dados, extremamente pessoais, de famosos, em seu perfil no twitter, novamente configurando um crime cibernético. Entretanto, estes delitos não restringem-se apenas a este perfil, bem como são amplamente cometidos por perfis individuais. Diante desse prisma, torna-se necessário a mudança do presente contexto.


  Fica claro, à vista disso, que medidas são primordiais para mitigar o impasse. Logo, o Governo Federal, juntamente ao Poder Legislativo, como instância legislativa, deve aprimorar e efetivar as leis já existentes, que considera crime o ato de cometer qualquer infração cibernética, por meio do endurecimento das leis, fiscalização e decorrências (em caso de descumprimento das mesmas). Tendo por finalidade distanciar o Brasil da realidade exposta em “Control Z” e tornar o ambiente virtual mais seguro e imune de crimes cibernéticos. Com essas e outras eventuais medidas, espera-se que a população fique mais tranquila ao armazenar seus dados nos utensílios informáticos, além de impulsionar os hackers a usarem sua capacidade tecnológica para bons feitos. Dessa forma o Brasil poderá se tornar um país melhor e, proporcionalmente, mais seguro.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde