O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Cotas

Alicerçado em um injusto e violento passado, o país do progresso, desde o seu descobrimento, coleciona débitos históricos com a humanidade. Se no Brasil lusitano a cor da pele definia o caminho entre a vida e a morte; hoje, a situação não mudou satisfatoriamente. Nesse sentido, ações afirmativas são medidas especiais tomadas pelo Estado com o objetivo de eliminar desigualdades historicamente acumuladas sendo a Lei de cotas um exemplo disso. Contudo, será esta a decisão mais acertada?

Dados apontam que, no Brasil, 97% das pessoas afirmam não possuir qualquer preconceito relacionado à cor; os mesmos entrevistados, no entanto, declaram conhecer alguém que possua atitudes discriminatórias. Isso revela a hipocrisia enraizada na sociedade atual. A lei de cotas, voltada para beneficiar estudantes de baixa renda e autodeclarados negros, pardos ou indígenas a entrar na universidade, demonstra a preocupação atual do Estado com o problema, porém, como visto anteriormente, a sutileza do preconceito demanda medidas mais sólidas.

Como meio de inserção e suporte à parcela desfavorecida do país, a lei de 2012 atende bem aos requisitos a que foi criada, entretanto traz uma falsa sensação de alívio. As cotas raciais, além de não serem a solução, suscitam a idéia, já refutada pela ciência, de que a humanidade se divide em raças, reforçando o preconceito. Uma forma de encurtar o abismo da desigualdade, portanto, seria um amplo investimento do Governo na educação de base, tornando os processos seletivos um pouco mais justos.

Fica claro, pois, a importância da educação para a construção de uma nação menos desigual. Sabendo disso, o povo tem papel fundamental na escolha de governantes que tratem desse assunto de forma primordial, bem como as mídias sociais e blogs podem ser plataformas perfeitas para o amadurecimento de ideias contra o preconceito. Dessa forma, é inevitável entender que 500 anos de desigualdade não são combatidos com uma simples lei, contudo, pequenos passos como esse já demonstram o despertar de um povo para um antigo problema até então ignorado. Isto é, sem duvidas, Ordem e Progresso.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!