O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Cotas

Muito se debate, hoje em dia sobre a política das cotas na sociedade brasileira. Cotas são as reservas de vagas em instituições públicas ou privadas para grupos específicos classificados por etnia na maioria das vezes, negros e indígenas. Neste sentido convém analisarmos alguns fatos históricos que levou o governo brasileiro a adotar essa política.
Desde o período da colonização portuguesa no Brasil até o governo de Fernando Henrique Cardoso, presidente brasileiro que implantou a política de cotas no Brasil, os administradores públicos não privilegiaram as minorias, como os negros, as mulheres e os indígenas, dessa forma restringindo-os de entrarem em universidades e até mesmo de exercerem sua cidadania.
O Brasil em grande parte da sua história, foi governado pelos latifundiários que exerciam forte influência naquela época, segregando principalmente as mulheres e os negros de exercerem cidadania e liberdade por um longo tempo, causando na sociedade uma enorme desigualdade que vigora até os tempos atuais, como por exemplo a remuneração das mulheres no mercado de trabalho, que é inferior à dos homens segundo dados do portal G1. Felizmente com o exercício de governos democráticos e de direito essa situação está sendo revertida, com a criação de leis e principalmente a política de cotas que tem o objetivo de criar uma sociedade mais justa e igualitária para todos os cidadãos, entretanto o Brasil ainda sofre e enfrenta problemas onde as políticas de cotas não consegue atingir a população. Sobre esse aspecto é necessário analisarmos as reais soluções para esse problema.
A política de cotas não é uma solução e sim apenas uma ação para proporcionar uma maior igualdade e oportunidades na sociedade brasileira. Portanto é necessárias ações duradouras e eficazes. O governo brasileiro deve investir na criação de escolas com ótima qualidade proporcionado aos estudantes melhores condições de ensino, resultando em uma melhor chance dos alunos de ingressarem em universidades. As entidades sociais devem oferecer palestras educacionais nas escolas e a toda população explicando e apontando os pontos negativos e positivos da política de cotas criando cidadãos conscientes dos problemas que levou a criação da política de cotas. Os pais devem educar seus filhos a terem o hábito de estudarem proporcionado um cidadão que terá ampla possibilidade de ingressar em instituições educacionais de boa qualidade.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!