O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Cotas

  Na mitologia grega, as Danaides foram condenadas pelos juízes do Hades por matarem seus maridos, a um árduo trabalho interminável: deviam encher de água um grande tonel de barro sem fundo. Nesse sentido, a narrativa assemelha-se a perene luta enfrentada pelos estudantes negros e de escola pública no processo de ingresso nas universidades. Dessa forma, a falta de políticas públicas eficazes associadas a consequência geradas no pensamento coletivo potencializa a segregação educacional do estudante de rede pública.  
   Em primeiro plano, o acesso a universidades deve ser um direito de todo estudante, todavia o Poder Executivo não efetiva esse direito, deixando uma parcela sendo desfavorecida por conta da condição social ou étnica. Sob esse viés, o filosofo grego Aristóteles em seu livro ´´Ética a Nicômaco``, a política tem o dever de garantir a felicidade de todos setores da sociedade. Logo, se verifica que esse conceito se encontra deturpado no Brasil, uma vez que o direito a ensino superior não é um direito acessível a toda população. 
   Outrossim, a população deve se posicionar de modo a exigir a efetivação de todos seus direitos. Destarte, a existência da discriminação do sistema de cotas é reflexo da valorização dos padrões criados pela consciência coletiva criada em outros momentos históricos. No entanto, segundo o pensador e ativista francês Michel Foucault, é preciso mostrar as pessoas que elas são mais livres do que pensam para quebrar pensamentos errôneos construídos em outros momentos históricos. Assim, uma mudança nos valores da sociedade e fundamental para transpor as barreiras da segregação educacional.  
   Entende-se, portanto, que medidas devem ser tomadas para efetivar de uma forma ainda mais eficiente o acesso de todos no ensino superior. Em síntese, o Estado deve fazer com que estudantes de toda classe social ou étnica tenha acesso as faculdades, por meio de um aumento do número de vagas ofertadas ao sistema de cotas. A fim de que a desigualdade histórica seja contornada e assim os jovens de todo Brasil possam desfrutar dos mesmos direitos. 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!