O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Cotas

  O sistema de cotas, ao contrário do que inúmeras pessoas imaginam, não existe para instigar ainda mais o racismo, mas sim como uma tentativa de reduzir as desigualdades existentes no país, tanto no âmbito social, quanto no âmbito educacional. Dessa forma, é necessário compreender a importância desse sistema para a sociedade.


    A priori, é válido ressaltar que as cotas não são apenas raciais, mas também são sociais, visto que, além de pessoas pretas, pardas e indígenas serem beneficiadas, os deficientes e os estudantes de escola pública também têm direito às cotas. Em relação a isso, o primeiro grupo refere-se aos indivíduos marginalizados, tendo em vista que as pessoas negras foram escravizadas durante três séculos no país e até os dias atuais sofrem com as consequências dessa problemática.


   Ademais, é pertinente pontuar que o sistema de ensino público no país é defasado. Segundo dados da revista Época, o desempenho da educação é medido pela prova Brasil e, de acordo com os resultados, apenas 24% dos alunos do 9° aprenderam o conteúdo de língua portuguesa e 41% compreenderam o de matemática, comprovando, assim, a estagnação do ensino. Nesse sentido, existe um grande abismo entre o conhecimento adquirido por um estudante de escola pública e particular no país, sendo assim, é injusto pessoas com qualidades diferentes de ensino concorrerem por uma mesma vaga.


    Portanto, conclui-se que as cotas tentam corrigir as disparidades na educação, proporcionando melhores oportunidades de ingresso nas universidades para pessoas de grupos desprivilegiados na sociedade. Além disso, nota-se que o sistema educacional brasileiro necessita de uma mudança em seus métodos de ensino, que segundo o MEC, irá ocorrer nos próximos anos com a base nacional comum curricular (bncc). Dessa forma, se as desigualdades educacionais forem mitigadas, as cotas poderão ser abolidas, mas por enquanto, elas são imprescindíveis na sociedade brasileira.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!