O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Cotas

Em um dos episódios de ??As Visões da Raven??, série de televisão norteamericana, a cor da protagonista torna-se obstáculo para sua contratação em uma loja de departamentos. A história em questão põe em evidência dois graves problemas sociais: a desigualdade e a discriminação. Fora da ficção, o sistema de cotas, atual medida adotada pelo Governo brasileiro em resposta aos impasses, mostra a necessidade de se erradicar ambos os problemas sociais.
A justiça distributiva aristotélica é inadequada para fundamentar a distribuição de bens em uma sociedade fortemente hierarquizada como a brasileira, na medida em que ela, ao utilizar o mérito como critério central, exclui os socialmente vulneráveis. Ademais, a Cata Magna brasileira estabelece que reduzir as desigualdades sociais e regionais é um dos objetivos da República brasileira. Vê-se, pois, que a política de ações afirmativas adotada pelo Governo é adequada, haja vista que ela busca, concomitantemente, cumprir um dos objetivos da República dando visibilidade aos socialmente excluídos.
No entanto, muitos ainda criticam a referida política governamental argumentando que ela é injusta e promove segregação. É compreensível que algumas pessoas posicionem-se contra a medida, uma vez que a falta de debates acerca do tema implica desinformação. Porém, é imprescindível que o ser humano compreenda que, conforme disse Augusto Cury, a igualdade só é cresce em um terreno onde há respeito pelas diferenças.
Portanto, medidas precisam ser tomadas com o intuito de dirimir o impasse. O sistema de cotas é eficaz e legítimo no que se refere ao combate do problema. Assim sendo, o Poder Público deve buscar aprimorar a medida em questão, sempre considerando as diferenças regionais e baseando-se, para tanto, em estudos sociais que devem ser promovidos por universidades públicas. Além disso, o Ministério da Educação deve realizar campanhas pedagógicas na televisão e em mídias digitais, a fim de informar a população sobre o tema. Assim, gradativamente, a República brasileira tornará efetiva a redução das desigualdades sociais.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!